quinta-feira, 28 de julho de 2011

O pecado da bermuda e do chapéu dentro do "templo"

Por Antognoni Misael

Imagine Deus contemplando a adoração de um escocês de saia. Imagine Deus ouvindo a oração de um indígena tribal com uma cueca florestal. Imagine Ele dando livramento a um atleta que pratica atletismo com seu short a meio palmo, ou Ele sendo louvado por alguém que estando pelado cantando “Grande é o Senhor e mui digno de louvor” tomando banho de chuveiro. 

Agora se imagine indo a igreja num belo domingo de manhã, numa escola dominical, com seu bermudão confortável, uma simples sandália de couro, uma camiseta de algodão refinado e um modesto chapéu ou boné. Acha que Deus receberia seu culto?

Pelo que tenho percebido entre alguns dos irmãos evangélicos, com esse traje, Deus receberia adoração apenas quando se estivesse fora das 4 paredes do templo: nas ruas, nas praças, no cinema, no shooping, etc. No templo jamais!!!

Entendo que a igreja não deveria impor padrões de usos e costumes - “devemos nos vestir  decente como se veste para ir ao tribunal ao encontro do Juíz, pois lá não entra de bermuda ou boné”, e é assim que muitos pensam.. Poxa! Que dura verdade hein! Vejamos que em contrapartida, em um hospital se entra tanto de bermuda quanto de chapéu ou boné. Dos dois, diga-me qual mais se parece mais com a Igreja: o tribunal ou o hospital? 

Gente, deixemos de lado a hipocrisia! É bem certo que perante juízes e políticos existe um padrão de se vestir. Claro! Foram nossas meras invenções e tradições humanas que formalizaram isso. Todavia, que bom que Deus não é político ou Juiz de Direito! Ele já habita dentro de nós!

Já ouvi alguém dizer: “devemos dar o nosso melhor a Deus até mesmo usando as melhores vestes para Ele”. Então acha que Deus está preocupado com seu caríssimo terno e/ou par de sapatos? Acha que Deus está a fim da roupa do domingo a noite? Acha que entrar no templo elegantíssimo ou super coberto é um sinal de adoração? Definitivamente vejo que a roupa é um detalhe irrelevante. Certamente toda nudez promíscua será bíblicamente desaprovada. Mas...que pecado há em um chapéu ou bermuda? Quando Salomão sabiamente relatou que tudo é vaidade, absolutamente tudo o era! Do que adianta uma roupa diplomática e um caráter reprovável? Falemos com as nossas vidas, amém?

Queria eu não escrever sobre "coisinhas" tão irrelevantes como as que discorro agora, de forma até rasa -  mas, eis a minha "Arte Povera". Entretanto, sinceramente me surpreendo quando alguém encalha com o uso de um boné ou um bermudão, como eu fui recentemente interceptado por um irmão que pendurava um enorme cordão de rommanel, mas condenava minhas canelas finas

E o pior é que ainda há muita gente que pensa assim. Na verdade tudo concerne para a trivial ideia de santidade ambiental: lugar sagrado!!

Queridos, libertemo-nos da religiosidade, pois da infância jamais sairemos sem que ousemos quebrar as próprias tradições nos impostas. Quando houver alguma retificação bíblica cujo texto condene o uso dos meus queridos bermudões chapéus e/ou bonés no “sagrado lugar”, admito que os lançarei no "guarda-roupa" preparado para o diabo e seus anjos. Enquanto isso, paciência.

Como bem disse Santo Agostinho: "Prefiro os que me criticam, pois me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem". Caso eu esteja equivocado, por favor me critique de forma sólida e me convença de que estou errado. Só assim me farão crescer.

Por alguém que curte ir a Escola Bíblica de bermuda e boné.

***

Antognoni Misael, viciado em vento nas canelas.

9 comentários:

  1. Misael, é delicado questionar costumes.
    Eu sou bem direta, se estou numa igreja que exalta a aparência, que confunde costume com doutrina, me sinto mal, me retiro. Realmente é complicado conviver com irmãos que associam bermuda a pecado.

    Por outro lado existe a questão do costume.
    Se é costume da sua igreja ir pra EBD de calça, por que não seguir?

    Beijo, fica na paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Lana Bernardo, simpmes e objetiva.
      Nelson Bernardo

      Excluir
  2. Graça e paz Misael.
    A nossa igreja aqui em Teresópolis fica exatamente em um dos pontos turísticos mais visitados de nossa cidade, que é a feira de artesanato, todo domingo tem muita gente, no período de carnaval mal se pode andar. Um dia entraram três rapazes de Bíblia na mão e de bermuda (visitantes), alguns irmãos ficaram meio chocados, pois no bairro em que estávamos antes nunca tínhamos visto algo assim. No entanto, passado o "susto" tudo voltou ao normal e cultuamos naquela noite com muita alegria e os rapazes se sentiram muito bem. A partir daquela noite nunca mais achamos estranho alguém entrar em nossa igreja em trajes assim, aliás, muitos membros de nossa igreja passaram a vir a igreja de bermuda. Nós contextualizamos a nossa igreja a realidade do bairro. Eu já fui a cidades praianas onde eu não pude entrar para assistir o culto em duas igrejas por causa da minha roupa e essas igrejas estavam no centro turístico e eu me senti muito mal por causa disso. Eu me senti excluído por causa de uma roupa.
    Em nossa igreja nós definimos o seguinte: "ninguém pode deixar de vir cultuar a Deus em nossa igreja por causa da roupa que está vestindo".
    Fique na Paz!
    Pr. Silas Figueira

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz MINISTÉRIO BATISTA BERÉIA.
    Acho que essa não é uma igreja de verdade ,deve ser uma instituição de moda onde só entra em traje a rigor.
    Fique na Paz !

    ResponderExcluir
  4. Oi! A paz!
    Realmente minha igreja é uma destas... (infelizmente). Penso que a adoração é mto mais profunda que um simples costume, dogma ou tradição... A adoração resulta em intimidade, e quando pensamos em intimidade, é impossível e até ilógico pensar num padrão de roupa e etc... Isso td é mera hipocrisia, pra poder nos esconder atrás de um título e de uma faixa que há tempos já não é simbolo de boa indole na sociedade.

    ResponderExcluir
  5. A Paz do Senhor Jesus Cristo para todos. Amados, roupa não é dogma e nem moda dentro da igreja, a adoração deve ser com ordem e decência, pena que muitos evangélicos não sabe o que quer dizer ordem e nem tão pouco decência. Vejam os padres, são as pessoas que mais leem a Bíblia e nem por isso deixam de fazer as coisas que não tem nada a ver com CRISTO no dia a dia de suas vidas. Quem foi o primeiro estilista no mundo? foi DEUS, e como ele vestiu a Adão e Eva, foi pela metade? Não, eles foram vestidos por completo, não quero dizer com isso que não tem exagero, claro que tem, mas ordem e decência são vestir roupas decentes para entrar na casa de DEUS, assistir ao culto em adoração respeito a DEUS, agora me digam onde você ou qualquer um pode chegar de bermuda, para quem não sabe, de bermuda tem muitos locais que você só chega na porta e não entra, e por que tem que entrar logo na casa de DEUS, não sejam padres e nem hipócritas fariseus, atentem para a santidade de DEUS e do Seu Filho Amado JESUS e o Espírito Santo que tanto tem feito por nós, nos ajudando e intercedendo por nós em oração. Olhem que DEUS deu ordem expressas a Moisés para fazer a roupa sacerdotal, para que os sacerdotes se apresentassem com ordem e decência diante de da sua palavra. Sl.40.4 Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e que não respeita os soberbos, nem os que se desviam para a mentira. Mt.5.19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.
    Mt.5.20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
    Veja se estes capítulos e versículos, testificam o que os padres, hipócritas e fariseus vivem fazendo todos os dias de suas vidas. A porta do inferno jamais prevalecerá na casa de DEUS, mas ela é levada para dentro por aqueles que dizem saber e conhecer a Palavra eo SENHOR JESUS e infelizmente nada sabem. Preocupados em inchar as igrejas e não em pastoreá-las, observando o mundo lá fora, não deixando ele passar da porta para dentro do templo.
    Que DEUS na sua infinita misericórdia, continue à abençoar grandemente cada um de vocês.
    Edmilson Malta - Diácono e servo de DEUS altíssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boas colocacoes mas considero desnecessario citar a fé de outros...tudo o q disse teria o mesmo efeito sem a necessidade de comparacao com os padres.

      Excluir
    2. Boas colocacoes mas considero desnecessario citar a fé de outros...tudo o q disse teria o mesmo efeito sem a necessidade de comparacao com os padres.

      Excluir
  6. Deus olha sim, o interior de nossos corações. A modo como vestimos não vai nos salvar. Mas quero explicar uma coisa:- Perante os olhos de muitos, mas muitos mesmo, tantos crentes como não crentes, se perguntarmos a eles qual a melhor aparencia para se apresentar em uma igreja, tenha certeza amigo, entre uma pessoa de boné e bermuda e outra de calça e camiseta ou camisa, a maioria vai escolher a pessoa de calça e camisa sem usar boné. Creio que temos que nos vestir adequadamente e com respeito ao proprio corpo, de acordo com o local em que vamos. Por exemplo:- Eu não posso trabalhar de bermuda no escritorio, bem que gostaria, porque a maioria prefere calça, dizem elas por mostrar mais responsabilidade no trabalho. Fui em um restaurante chique. Todos lá estavam vestidos de acordo com o local. Não ví ninguem de bermuda lá, e nem de boné. Agora em lugares mais a vontade com certeza eu usaria bone e bermuda, principalmente em um dia ensolarado com muito calor. Já pensou se eu fosse de terno e gravata no clube de campo num domingo a tarde? rsssssss obrigado um abraço

    ResponderExcluir