segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uma entrevista com Tiago Vianna

1) Antognoni Misael: Olá Tiago Vianna, Bem vindo ao ArtedeChocar e Púlpito Cristão! Pra iniciar, gostaríamos que contasse um pouco de sua história com a igreja e com a música, sua formação, influências...
Tiago Vianna: Obrigado pelo convite! Bom, nasci em lar cristão e a igreja presbiteriana foi o meio em que cresci. Desde pequeno eu ouvia muita coisa de música, principalmente Beatles, Wings, Cat Stevens, Supertramp... a sonoridade destes grupos era algo que sempre me fascinava... vamos dizer que o que é chamado de pop hoje era o que eu ouvia, isso porque meus pais sempre tiveram acesso ao que era de mais atual na época... quando adolescente entrei em contato com 14 Bis, Milton Nascimento, Beto Guedes, Ivan Lins, Djavan, vindo somente aos 14 anos começar a ouvir o que atualmente chamam de MPB Cristã (João Alexandre, Jorge Camargo, Guilherme Kerr, Sider, Bomilcar, Pimenta...); nesta época eu ouvia também Phill Keaggy, Yes e M W Smith, enfim, uma boa mistura que me foi referência pra o que tenho feito hoje. Minha formação musical se deu no aspecto da apreciação musical e mais tarde acabei me formando como bacharel em Música Popular pela UNICAMP. Em 1997 por tirar muita música de ouvido acabei encontrando um caminho bom para fazer minhas próprias composições.

2) Antognoni Misael: Após dois discos autorais, Nenhum Outro Caminho (1999) e Segundo Tiago Vianna (2004), além de várias participações em trabalhos relevantes com Jorge Camargo, Gladir Cabral, Guilherme Kerr. Que experências você tem pra contar durante esses anos convivendo musicalmente com tantos músicos bons no cenário cristão, e o que tem preparado para um possível próximo disco?
Tiago Vianna:  O que mais celebro são as amizades, que começaram justamente por esta afinidade musical. O primeiro amigo que me deu um impulso foi o João Alexandre. Lembro que fui à casa dele e mostrei algumas de minhas músicas, bem cruas, e de cara o que ouvi foi só incentivo e todo apoio para gravar; o mais legal de tudo isso é que o João ainda mantém esta mesma postura, sempre apoiando novos compositores - um exemplo é o Alann Marino, que recebeu todo o apoio do "véi" João neste último ano. Após esta conexão outros vieram pelo caminho como Bomilcar, Carlinhos Veiga, Gladir Cabral, meus parceiros também de aconselhamentos tanto musicais como de vida mesmo! Vejo que o que eu mais guardo não são as experiências musicais, que são ótimas, mas a convivência com estas pessoas, quer mais que isso? Meu próximo disco, que chega em agosto agora, é prova de algumas destas parcerias e de outras novas!

3) Antognoni Misael: Poderia citar duas canções que marcaram a sua vida sendo uma destas composta por você? E quais razões e significados que tiveram pra você?
Tiago Vianna: Gosto muito de "Muro de céu", música minha que está no primeiro disco e seu significado beira o fato de estarmos perto de Deus, mas não o bastante; ela retrata que o amor de Jesus quebra qualquer barreira que nós mesmos levantamos através de nossa religiosidade... outra que diz muito pra mim é "O que me faz viver", do Sergio Pimenta e que coincidentemete trata do amor de Jesus, sendo este amor a força motriz de nossa vida - coisa que não se explica!

 4) Antognoni Misael: Hoje no Brasil o termo "gospel" é uma expressão polissêmica. Ele nem se adequa a vanguarda gospel arraigada ao jazz, blues e black music norte-americano e nem a música popular brasileira cristã. Seu sentido, ao que fortemente se percebe, está relacionado a “um mercado”, e não a uma verdade no sentido de expressão artística. Não sei se você discorda desta visão, mas o que queremos saber é se você se considera um cantor Gospel, e como Tiago Vianna se vê na música atual.
Tiago Vianna: Risos... realmente o brasileiro é quase competente em imitar o que vem de fora. Colocar nomes em inglês mudando o real significado do que se propõe é apenas um dos exemplos... isso está no nosso DNA: preferimos muitas vezes imitar a criar do zero; isso não é nada novo, é um dado cultural nada exclusivo do meio cristão. Por opção e por razões que me parecem óbvias eu não acompanho o mercado gospel. Eu me considero um artista que faz música atual, que procura estabelecer um diálogo com todos e que aborda as questões da vida e do dia-a-dia; seria possível Deus não estar ligado a tudo isso? Não sou adepto de muros ou segmentos, isso quem define são os críticos.

5) Antognoni Misael: O blog Púlpito Cristão é um espaço que rema contra a correnteza de um evangelho mercadológico e superficial promovendo um pensamento cristão com conteúdo, crítica, ironia e bom humor. Como você avalia essa postura de inconformidade em relação ao blog, e até que ponto ela está presente na música cristã no que se refere a formação de opinião?
Tiago Vianna: Vejo que a música cristã tem o papel de situar Deus em relação a tudo que se chama vida, no entanto, percebo que a música deve ser também canal para a boa formação de um povo; por isso ela deve também alertar, mostrar, denunciar e colocar em cheque as coisas que estão em desacordo com o que Deus nos propõe. Vejo que tudo o que puder concorrer para esta perspectiva é saudável. A música cristã ainda engatinha neste campo, e é com certeza um papel a ser encarado com inteligência e criatividade por aqueles que fazem música e se sentem chamados a fazer isto!

6) Antognoni Misael: Em breve estrearemos um projeto Nossa Arte Cristã, e aproveitando sua presença nes, gostaríamos que deixasse um recado, sugestões, ou palavra de incentivo aos nossos leitores para que possam não só apreciar o que temos de melhor na nossa arte, mas também a serem produtores dela para a Glória de Deus e engrandecimento do Reino.
 Tiago Vianna: Sua pergunta já é em parte uma resposta! Meu incentivo é: aprecie, crie! Deus nos fez seres com percepção para que a usasemos com plenitude!

7) Antognoni Misael: Agradecemos pelo contato (rápido e de fácil acesso) e pela sua cordialidade bem cristã conosco. Que Deus continue te dando belas canções e muita sabedoria em seu ministério. Queríamos que deixasse seus contatos para os que desejam lhe conhecer melhor, e também que registrasse algumas considerações finais.
Tiago Vianna: Obrigado Misa! Este canal de comunicação escolhido por você é precioso! Meu contato principal é meu site http://www.tiagovianna.com/ , e de lá todos me encontram nos outros meios virtuais. Quero indicar um site que é de meu parceiro Joe Edman, a loja virtual www. veroshop.com.br . Um forte abraço!

Entrevista e música de Tiago Vianna no programa Plataforma. Não deixe de assistir.
***
Tiago Vianna faz parte da nova geração de músicos brasileiros que buscam trazer em sua música a realidade comum a todos: a rotina, as lutas, coisas que esperamos acontecer, os absurdos e as surpresas boas e não tão boas…
Compositor e intérprete, Vianna tem dois albuns gravados além de já ter participado em discos de outros artistas como ,Gérson Borges, Jorge Camargo, Gladir Cabral, Arlindo Lima,Wesley Godoy entre outros.

3 comentários:

  1. Tiago Vianna por onde passa abençoa a todos com sua vida e obra.

    Que siga assim, sendo benção e exemplo de artista cristão e através de suas belas e poéticas canções siga fazendo arte criativa.

    ResponderExcluir
  2. Tenho os dois cds do Tiago Vianna, e estou esperando pelo "Um Minuto de Silêncio".

    E só pra lembrar: o Tiago Vianna e a veroshop estão fazendo uma promoção de lançamento do cd "Um Minuto de Silêncio". É só seguir o Tiago e a veroshop no Twitter para saber maiores detalhes da promo.

    ResponderExcluir
  3. Tiagão é O cara... fico muito feliz de vê-lo prestigiado em mais esse espaço!
    Esculacha, "véi"! =D

    ResponderExcluir