quinta-feira, 24 de março de 2011

PENSANDO A MÚSICA "SECULAR" (Parte I)


Resolvi escrever esse artigo porque sei que há muita gente, algumas até com muitos anos de igreja, perguntando a si mesmo o que o apóstolo Paulo há muito tempo atrás respondeu em suas cartas. Quanto à relação com a “música secular”, separei três grupos de posicionamentos diferentes:

LIBERAIS: Os que acham que não tem nada de pecado na música secular e escutam todo tipo de música, inclusive aquelas que depreciam a própria moral; é o grupo que tem ausência de senso crítico – é o “fez sucesso, eu consumo”.

EXTREMISTAS: Os que condenam de forma inflexível qualquer tipo de canção que não seja evangélica; estes atribuem como mundana a música secular;

 MODERADOS: Aqueles que escutam músicas boas, sejam elas denominadas evangélicas ou não.

(OBS: Se seu pensamento não consta em nenhum desses grupos não tem problema, identifique que novo grupo você se enquadra. A ideia é enriquecer o debate)

ENTÃO, É PECADO OUVIR MÚSICA DO MUNDO?

Mas vamos lá, antes de responder a pergunta, façamos mais algumas:

1)  A música é uma das modalidades de arte utilizadas pelo ser humano?

2) Se você acha que existe a música do mundo (secular), então é porque existe a música santa (sacra), ok?

3) Se assim for, logo existem dois tipos de arte: arte do mundo e arte cristã. Concorda?

4) Logo existe livros, filmes, artesanatos, engenharia, dança, pintura, estilos de roupa, arquitetura, quadros, culinária, esportes, etc., que são santos ou do mundo. Ou não?

5) Então se ouvir música secular for pecado façamos também uma filtragem de todos os segmentos de arte citados acima, fora os que não citei, e analise se você consome constantemente arte secular em sua vida.

6) E se você tiver aprendido que música é adoração? (fique logo sabendo que música não é adoração e nunca será)

7) Então qual o parâmetro bíblico entre o secular e cristão?

* Enquanto você pensa, vou terminando o texto em que discorro sobre o tema. Até breve.

3 comentários:

  1. Não quero entrar na questão se é pecado ou não, mas entendo que, a musica nos traz varios sentimentos, sejam eles, alegres, tristes, emocionados, estes sentimentos nos remetem a quem?
    Quando vc escuta uma musica dedicada a Deus, se emociona, fica alegre, estes sentimentos são totalmentes dedicados a Deus.
    Conforme Paulo...vamos reter o que é bom!

    ResponderExcluir
  2. Não vejo problema em escutar música secular. Desde que se avalie 2 coisas: As letras de cada canção e os ideais do artista que as executa. Se as letras não ferem algo sagrado e se o artista for uma pessoa de boa índole, escutar essas músicas não é pecado. Porque se parássemos pra pensar desse modo pra valer, não veríamos filmes e nem leríamos livros seculares. Não é mesmo? E mais, tem muita música evangélica com letras que vão completamente contra o que as Escrituras ensinam, e aí?

    Thalles Araujo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com vc, nem tanto pela "indole do cantor/autor", mas pela letra...
    De fato temos mesmo que nos cuidar, com o que entre pelo nosso ouvido...
    Mas isso não quer dizer que não possamos ouvir músicas seculares!
    Vai muito mais de "QUEM" ouve, de "O QUE" ouve!

    ResponderExcluir