Por Antognoni Misael
Nossa Arte Cristã traz a brasilidade e criatividade poética das letras de Atilano Muradas. Atilano que é escritor, cantor, compositor, quem sabe uma espécie de Chico Buarque cristão - ele mesmo é quem declaradamente se inspira e admira o trabalho desse ícone da MPB. Atilano é diversidade, bom humor, ritmo, contexto e poesia. Há tempos o tenho como um reduto de arte e musicalidade cristã.
Longe de toda previsibilidade tonal que a música comercial oferece, as canções de Atilano possui várias vertentes. Ouvir um dos seus trabalhos pode ser uma prazerosa aventura trafegando do regional ao urbano, da simpliscidade a complexidade. Amante do samba, do baião e de todo acervo rítmico do Brasil, ele se tornou conhecido no meio evangélico por defender a inclusão de ritmos musicais brasileiros nos cultos protestantes. Em seu livro A Música dentro e fora da Igreja, ele separa um capítulo que estimula a inserção o uso música nacional nos ajuntamentos solenes do templo. Tal livro é de grande proveito para igreja e principalmente para todos aqueles envolvidos com a música cristã; de ministro de louvor a professora de departamento infantil que usa canções pra envolver a turma mirim. Comprei, li e indico.
Confesso que foi ao ler e ouvir as suas obras que atentei para a importância de um evangelho contextualizado através da comunicação musical. Lembrei que aqui perto de Campina Grande-PB, na cidade de Alagoa Grande-PB, terra de Jackson do Pandeiro (popularmente conhecido como o "rei do ritmo"), possui várias igrejas evangélicas, e ao conversar com um jovens músico evangélico natural desta cidade, perguntei o que ele mais ouvia e tocava na igreja, ele informou ser fã de Hillsong e tocar bastante rock gospel, daí indaguei: “por que você não experimenta tocar alguns regionais fazendo uma ponte cultural com a história musical da cidade na pretensão de evangelismo, uma vez que moras na terra de Jackson do Pandeiro”? Ele assustadamente respondeu não saber desse importante detalhe. Diante disso percebi então que se a igreja brasileira em cada região desse rico país se envolver de perto com a história e realidade do povo através das artes em gera, poderá fazer uma edificante obra para a igreja e para a comunidade. E Atilano propõe isso em suas canções.
Durante anos, e sob crítica de parte de alguns líderes, foi integrante da escola de samba “Jesus Bom à Beça”, de Curitiba, sendo seu intérprete e compositor desde a fundação da escola, em 1997, até o ano de 2005. Em sua carreira musical constam 7 CDs próprios (Minha Geração, Brasileiros, Carta aos levitas, Missões, O Brasil precisa de Deus, Canto Brasileiro e Trampolim) e 3 livros publicados("Tocar violão é fácil", Editora Betânia; "Decolando nas asas do louvor", Editora Vida; e "A música dentro e fora da Igreja", Editora Vida).
Atualmente, Atilano reside em Houston, no Texas, EUA, onde é pastor da Igreja Presbiteriana Brasileira de Houston, juntamente com sua esposa Isildinha Muradas. Além de desenvolver carreira como jornalista, cantor e compositor, escritor, também é conferencista internacional.
Querendo conhecer Atilano mais de perto, acesse e escreva para o endereço http://www.atilanomuradas.com/.
Encontrei um ótimo vídeo dele cantando uma de suas mais belas canções “Brasileiros”. Confira abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário