sábado, 12 de janeiro de 2013

Sobre o BBB 13 - Por (algum) Luis Fernando Veríssimo

Questões-BBB-13Que me perdoem os ávidos telespectadores do Big Brother Brasil (BBB), produzido e organizado pela nossa distinta Rede Globo, mas conseguimos chegar ao fundo do poço. A nova edição do BBB é uma síntese do que há de pior na TV brasileira. Chega a ser difícil encontrar as palavras adequadas para qualificar tamanho atentado à nossa modesta inteligência.


Dizem que Roma, um dos maiores impérios que o mundo conheceu, teve seu fim marcado pela depravação dos valores morais do seu povo, principalmente pela banalização do sexo. O BBB é a pura e suprema banalização do sexo.


Impossível assistir ver este programa ao lado dos filhos. Gays, lésbicas, heteros… todos na mesma casa, a casa dos “heróis”, como são chamados por Pedro Bial. Não tenho nada contra gays, acho que cada um faz da vida o que quer, mas sou contra safadeza ao vivo na TV, seja entre homossexuais ou heterossexuais. O BBB é a realidade em busca do IBOPE.


Veja como Pedro Bial tratou os participantes do BBB. Ele prometeu um “zoológico humano divertido”. Não sei se será divertido, mas parece bem variado na sua mistura de clichês e figuras típicas.


Pergunto-me, por exemplo, como um jornalista, documentarista e escritor como Pedro Bial que, faça-se justiça, cobriu a Queda do Muro de Berlim, se submete a ser apresentador de um programa desse nível. Em um e-mail que recebi há pouco tempo, Bial escreve maravilhosamente bem sobre a perda do humorista Bussunda referindo-se à pena de se morrer tão cedo. Eu gostaria de perguntar se ele não pensa que esse programa é a morte da cultura, de valores e princípios, da moral, da ética e da dignidade.


Outro dia, durante o intervalo de uma programação da Globo, um outro repórter acéfalo do BBB disse que, para ganhar o prêmio de um milhão e meio de reais, um Big Brother tem um caminho árduo pela frente, chamando-os de heróis. Caminho árduo? Heróis? São esses nossos exemplos de heróis? Caminho árduo para mim é aquele percorrido por milhões de brasileiros, profissionais da saúde, professores da rede pública (aliás, todos os professores) , carteiros, lixeiros e tantos outros trabalhadores incansáveis que, diariamente, passam horas exercendo suas funções com dedicação, competência e amor e quase sempre são mal remunerados.


Heróis são milhares de brasileiros que sequer tem um prato de comida por dia e um colchão decente para dormir, e conseguem sobreviver a isso todo dia.


Heróis são crianças e adultos que lutam contra doenças complicadíssimas porque não tiveram chance de ter uma vida mais saudável e digna. Heróis são inúmeras pessoas, entidades sociais e beneficentes, Ongs, voluntários, igrejas e hospitais que se dedicam ao cuidado de carentes, doentes e necessitados (vamos lembrar de nossa eterna heroína Zilda Arns).


Heróis são aqueles que, apesar de ganharem um salário mínimo, pagam suas contas, restando apenas dezesseis reais para alimentação, como mostrado em outra reportagem apresentada meses atrás pela própria Rede Globo.


O Big Brother Brasil não é um programa cultural, nem educativo, não acrescenta informações e conhecimentos intelectuais aos telespectadores, nem aos participantes, e não há qualquer outro estímulo como, por exemplo, o incentivo ao esporte, à música, à criatividade ou ao ensino de conceitos como valor, ética, trabalho e moral. São apenas pessoas que se prestam a comer, beber, tomar sol, fofocar, dormir e agir estupidamente para que, ao final do programa, o “escolhido” receba um milhão e meio de reais. E ai vem algum psicólogo de vanguarda e me diz que o BBB ajuda a “entender o comportamento humano”. Ah, tenha dó!!!


Veja o que está por de tra$$$$$$$$$ $$$$$$$ do BBB: José Neumani da Rádio Jovem Pan, fez um cálculo de que se vinte e nove milhões de pessoas ligarem a cada paredão, com o custo da ligação a trinta centavos, a Rede Globo e a Telefônica arrecadam oito milhões e setecentos mil reais. Eu vou repetir: oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão.


Já imaginaram quanto poderia ser feito com essa quantia se fosse dedicada a programas de inclusão social, moradia, alimentação, ensino e saúde de muitos brasileiros? (Poderia ser feito mais de 520 casas populares; ou comprar mais de 5.000 computadores).


Essas palavras não são de revolta ou protesto, mas de vergonha e indignação, por ver tamanha aberração ter milhões de telespectadores. Em vez de assistir ao BBB, que tal ler um livro, um poema de Mário Quintana ou de Neruda ou qualquer outra coisa…, ir ao cinema…. , estudar… , ouvir boa música…, cuidar das flores e jardins… , telefonar para um amigo… ,·visitar os avós… , pescar…, brincar com as crianças… , namorar… ou simplesmente dormir. Assistir ao BBB é ajudar a Globo a ganhar rios de dinheiro e destruir o que ainda resta dos valores sobre os quais foi construída nossa sociedade.


***


(Texto difundido como se de Luiz Fernando Veríssimo) Via Face do Márcio Jones.


Sei que este texto não vai fazer com que muita gente deixe de assistir o BBB, mas aqui fica minha contribuição de repúdio.

9 comentários:

  1. Venho aqui pela segunda vez confirmar que sempre gostei de acompanhar este blog, mas é preciso ter cuidado com o compartilhamento de outros blogs ou sites. Sempre que leio qualquer coisa na internet, gosto de buscar outras fontes para confirmação e descobri o que já desconfiava: esse texto, apesar de concordar com as palavras do autor, não é do Luis Fernando Veríssimo!
    Veja o vídeo onde ele desmente a autoria do texto.
    http://www.youtube.com/watch?v=igIVgjejLlg

    Abçs,

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente estamos vivendo um tempo de regressão de valores.
    Sinto falta do tempo em que a censura realmente censurava.
    As pessoas estão confundindo liberdade com libertinagem e isso é terrível para o futuro de nossos jovens.

    ResponderExcluir
  3. Valeu a dica. Não tenho tanto tempo pra rastrear alguns textos. Pela relevância do conteúdo postei sem medo, inclusive vou deixar no ar. Apenas pus um pequeno detalhe.

    Quiçá, pode até ser do autor indicado. Não duvido! Desmentir um texto desse dentro da Globo é natural para muitos. Como pus a fonte, e não fui eu que inventei, vamos ver no que dá.

    No mais, agradeço de montão a leitura e a interação.

    Abç

    ResponderExcluir
  4. Ok. Continuo acompanhando seu blog! O que realmente importa não á a autoria do texto e sim a mensagem...
    Abçs e Deus te abençoe...

    ResponderExcluir
  5. Basta boicotar, durante a exibição desse programa deprimente, os patrocinadores. Se todo os evangélicos fizessem isso certamente esse lixo sairia do ar. No Brasil deve existir muito mais do que 29 milhões de telespectadores.

    ResponderExcluir
  6. olha isso e uma indignação pro povo brasileiro muitos jovens assistem essa baboseira em ves de tarem lendo a biblia

    ResponderExcluir
  7. Eu acredito que o mundo é hoje assim por N motivos. E não é culpa do pedro bial, nem do bbb ou sei la mais de que ou quem. Hoje em dia é muitos maior o uso da internet, tudo hoje é muito tecmnologico, creio que se fossemos comparar ao 1° bbb e ao de hoje o 13° bbb, não seriam arrecadados o mesmo valor em dinheiro, como ele disse ai " oito milhões e setecentos mil reais a cada paredão." Pelo uso do site que também se é possivel votar. Acredito que a grande maioria HOJE, utiliza a internet , do que sms e telefone. Mas isso é um dado probabilístico que eu sem nem uma informação poderei comprovar. É só uma observação ao meu ver.

    E não é só BBB que anula a mentalidade de muitos, podemos ver "N" coisas por ai pior ou igual. Eu vejo essa utilização de "herois" pelo simples fatos:
    1° No mundo de hoje não é fácil se desligar de tudo, e de todos , mesmo que por 3 meses.
    2° Quem fica naquela casa de vidro ( que eu acho ridiculo, igualando-os a animais ) tem que ter muita vontade de ficar pois quem não sabe os mesmo que estavam la so podiam tomar um banho, apos o fechamento do shopping. Imagina você mais de 10 hrs sem poder tomar banho.
    3° As provas que exigem muito do fisico as vezes, e até prejudica o tal
    4° Suportar pessoas de diferentes classes, diferente educação, e diferentes habitos.
    5° Expor quem você é ( nem sempre ) para milhares de pessoas, seus habitos , sua manias.
    6° Sentir saudades da familia, e nao poder ve-los.

    entre outros motivos, que eu vejo, que pode parecer bobos, mas que se fossemos um de nós, pesaria bastante.
    Não vou ser hipocrita em dizer que não queria esse dinheiro, quem não queria? Acredito sim que é preciso manter seu carater acima de tudo. mais Como uma das participantes Andressa, ou até a maroca, é uma mudança de vida total. Nem todos que estão lá são bem encaminhados profissionalmente. Eu vejo, e não me sinto menos inteligente por isso, sei reconhecer oque acho estupido , em tudo que vejo, seja bbb, ou nao.
    E pra concluir acho que esse conceito de hérois estão muito clichês já. Uma frase que me interessou muito é que precisamos nos adaptar ao meio , sem ter que mudar. Nosso meio é esse miséria, mentira, ganancia e afins. Precisamos ter como héroi a DEUS, e ponto. E eu vejo como héroi as atitudes de muitos, isso eu classifico como algo heroico. nada além.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião, assiste quem quer, vai quem quer...

    Eu não gosto, não assisto nem novela, não tenho paciência pra tanta frivolidade, assisti o primeiro, e já deu pra mim! Igual novelas e afins! Não gosto, não assisto!

    Pra quem acha que o programa é uma "falta de vergonha", não assista!
    Se sabe o que é, é porque assiste, ou é do tipo "maria vai com as outras", e segue a tendencia, vai na maré, ou seja hipócritas!

    Qto aos que participam: deve ser barra mesmo ficar lá longe das pessoas que gostam, ou ficar numa caixa sendo avaliado, como cobaias de laboratório, e tals, não acho isso heroico, mas deve ser, no mínimo, difícil!

    Há quem goste da exposição, e por isso se submete a tal evento.

    Porém, não existe nada que obrigue as pessoas a assistirem, ou participarem...

    Antigamente, eu diria: é uma vergonha, e bla bla bla, mas quer saber, o povo tem o que merece, seja eventos televisivos, ou governantes, ou exemplos.

    O Brasil, é um país sem identidade, com um povo que aceita tudo e todos, vê-se isso pela quantidade de impostos, corrupção, raças, credos, etc.

    Um povo sem identidade, merece ter na TV programas sem noção, governantes sem moral, exemplos sem méritos.

    Me desculpem, mas se quem AMA condenar, desligasse a TV na hora do programa, talvez não teríamos tantas edições.

    Toda vez que leio sobre o assunto, tem mto mais pessoas condenando que apoiando, da mesma forma que fazem com o governo, com pastores, com igrejas, mas pq nada muda?!!

    Usando aqueles "jargões batidos":
    "Faça sua parte para mudar o que te incomoda!"

    "Critique menos e aja mais!"

    No mais... PACIÊNCIA!

    ResponderExcluir
  9. Eu concordo plenamente com você e com quase todas as opniões que li aqui no blog..e faço a minha parte: "não assisto", porém quando ligo meu computador lá está "A CASA" estampada na primeira página, quando estou no onibus, no metro,etc., ouço comentários, quando passo por uma banca de jornal ou por um estabelecimento comercial com uma TV; lá está: ou futebol, ou novela, ou "A CASA".
    Contudo, não posso sair por aí com um cartaz contra o BBB.
    Acredito que seria seriamente agredida , então me junto aos internautas e protesto por aqui, no facebook..e não só contra o BBB, mas com muitas outras coisas que não concordo.

    ResponderExcluir