sábado, 14 de setembro de 2013

Hibernia: "Uma canção de paz pra alma libertar"

hiberniaNosso querido João Alexandre compartilhou o vídeo desta banda: Hibernia. E eu gostei do som. Hibernia é uma banda de Pop rock cristão formada na cidade de Aracaju, Sergipe em 2006. O grupo é formado por Renato Santana (Vocal), Richard Lima (Teclado e Piano), Davi Argolo (Guitarra), Ivan (Baixo), Marcelo Argolo (Baterista).


O nome da banda faz alusão à Irlanda, segundo o líder, Fernando, a ideia surgiu quando no DVD de Michael W. Smith em comemoração na época aos seus vinte anos de carreira, o cantor norte-americano cantou algo sobre Hibernia.


A banda notadamente tem influências intelectuais e musicais vindas de C.S. Lewis, Bono Vox e do Rock Britânico.Seu som é caracterizado por pianos em evidência em quase todas as musicas, guitarras frenéticas e vocais intimistas e intensos. O álbum de estreia é "A Vida como Ela Era ", e contém letras bastante introspectivas, intimistas, promovendo sensações que vão da nostalgia à euforia, sem perder a empolgação.


Ao que parece, a banda não se encaixa no segmento Gospel, e semelhante ao que tentou fazer o ‘Catedral’ nos anos 2000 e o ‘Palavrantiga’ atualmente, a banda situa-se em meio a um movimento de novas bandas alternativas que figuram na cena pop do Brasil e por via dos novos meios de comunicação.


Portanto, deixando um pouco a perspectiva de “louvor” e “adoração” de lado, caso você queira conhecer o Hibernia, vá com outra percepção, encontre neste grupo uma expressão de obra de arte produzido com intenções singulares, sem a preocupação (como diria Franz Rookmaaker) de se justificar!
A música é boa, e a reflexão que ela gera em nós é divina.


"Tudo está fluindo. O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se." (Lauro de Oliveira Lima)


Confira abaixo a música "Canção da Liberdade", no youtube o autor relata em que contexto ela surge:


"Em janeiro de 1996, Jabes Santana, Penúltima de 12 filhos de seu Abner e dona Néia, desapareceu sem deixar rastros, informações nem pistas. Esta canção é um memorial, um canto de libertação de um de seus muitos sobrinhos influenciados por seu jeito transgressor e espontâneo."

___


Para conhecer o repertório da banda, clique aqui.

***

Antognoni Misael.

Um comentário: