quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cansei de ser Crente ou, "Não basta de Ser Crente"

Por Antognoni Misael

Em 1984 o visionário José Carlos, já subversivo a religiosidade escreveu a polêmica canção "Cansei de ser crente". Não estranhe a sonoriadade, estamos falando de música evangélica dos anos 80, com claras influências do romantismo melancólico de Roberto Carlos.

Cansei de ser crente

Eu vou acordar do passado
Despertar pro futuro
Conviver com o presente
Eu vou arrancar essa capa que envolve meu corpo
Pra mostrar que sou crente
Eu vou mergulhar na verdade
E deixar de fazer o que querem de mim
Pois talvez eu me sinta eu mesmo agindo assim

Eu vou desligar uma máquina que há muito trabalha no meu coração
Vou deixar de andar qual robô
Circulando na igreja em meio a multidão
Eu vou caminhar com meus passos muito embora seguindo as pisadas de alguém
Que morreu, ressurgiu e hoje habita onde existe o bem

Eu vou de agora em diante vestir-me com as vestes de um simples cristão
Amor, paz, longanimidade, benignidade, fé, bondade, temperança, mansidão
Cansei de fachada, cansei de ser fantoche
Cansei de ser crente
De viver para um povo que só sabe exigir
Santidade é uma coisa bem íntima que surge, que brota e sem se exibir

Eu vou acordar do passado
Despertar pro futuro
Conviver com o presente
Eu vou arrancar essa capa que envolve meu corpo
Pra mostrar que sou crente
Eu vou mergulhar na verdade
E deixar de fazer o que querem de mim
Pois talvez eu me sinta eu mesmo agindo assim
Pois talvez eu me sinta eu mesmo e Cristo em mim

Trinta anos se passaram, e paralelamente, esta semana meu querido amigo João Bosco compartilhou uma canção em vídeo bastante interessante, contemporânea e bem realista. A canção "Não Basta ser crente" é uma crítica divertida, cheia de verdade, e tem uma sonoridade totalmente diferente do som anterior.

Conclusivamente, chegamos a um viés bem sensato: "eu cansei de ser crente, porque não basta ser crente".

***

Arte de Chocar

3 comentários:

  1. Sensacional o paralelo realizado, meu irmão amado perspicaz como sempre.

    Graça e Paz

    Visitem:
    https://www.facebook.com/AHORADAPALAVRA

    "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado."
    1 Coríntios 2:2

    ResponderExcluir
  2. Muito Show! O paralelo foi muito bom, a música do João Bosco é fantástica e a letra do José Carlos é atualíssima, imaginei-a num rock na boca do vocalista do Resgate ou ainda de Araony do Ahava.

    ResponderExcluir
  3. Depois, os religiosos ainda têm coragem de dizer que músicas como "Não basta ser crente", do Leandro Marques, não são de Deus, porque se trata de um rap e não de uma sinfonia (ou de uma gritaria, como fazem Cassiane, Lauriete, DT, Thalles e o resto da turma de exibicionista$$$ gospel contemporâneos).

    Honestamente... Quantas dessas "sinfonias" triunfalistas do nosso tempo estão dizendo verdades tão claras acerca do Evangelho e do Seu efeito na vida das pessoas, como o rap do Leandro? Quantos "louvores" de hoje estão confrontando o estilo de vida negligente da maioria dos crentes com o estilo de vida santificado e transformado que a Bíblia exige dos filhos de Deus?

    Louvado seja o Senhor, que não se apega a estilos para fazer valer Sua Palavra, não atua com a nossa razão (limitada, egoísta e retrógrada), não age com a nossa justiça (injustíssima), e concede dons e visão a todos quantos a Ele se achegam com um coração sincero, quebrantado e contrito...

    Louvado seja Deus, para quem não basta ser crente!

    Elaine Cândida

    ResponderExcluir