terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Deus não nos fez biscoitos em série, e isso os religiosos odeiam

receita-biscoito-bicolor684Os religiosos se incomodam com o diferente. Seu cabelo, seu tênis, sua blusa, sua bermuda, sua pulseira, seu jeito de falar, sua tatoo, o que você come ou bebe, por onde você anda... Para eles a padronização na aparência e costumes é um sinal de santidade. Que pena. Pensar assim é um forte indício de quem não conhece a Deus e assume papel de assassino da graça.


A origem desta perspectiva se inicia com o exercício de "comparar". Aliás, note bem, a comparação sempre precede o julgamento.


A igreja, comunidade dos santos, não é uma indústria de biscoitos em série. Deus é supremo criador, o maior Ser criativo que existe. Tudo foi feito por Ele e nada do que foi feito sem Ele se fez. Ele é a força motriz de toda diversidade de formas, cores, vida, natureza, culturas, comportamentos, expressões. Negar isto, ou se incomodar com isto, significa rejeitar um atributo da Graça de Deus . Entretanto, a Bíblia não foi escrita para nos transformar em biscoitos cristãos ou santos moldes de papel.


Reforçando o assunto, faço-me valer aqui das palavras de Charles R. Swindoll, escritor cristão fascinado pela Graça de Deus.tatoo


"Os cristãos parecem ser especialmente vulneráveis quando se trata de comparações. Por alguma razão que não posso entender plenamente, ficamos perturbados com as diferenças. Preferimos a similaridade, a previsibilidade, interesses comuns. Se alguém pensa de maneira diferente ou faz escolhas diferentes da nossa, se tem gostos e opiniões diferentes ou se desfruta de um estilo de vida diferente, a maioria dos cristãos fica nervosa. Colocamos muito mais peso no externo, damos mais importância às aparências e nem um pouco à individualidade e à variedade. Temos “normas aceitáveis” nas quais somos capazes de nos mover livremente e onde permitimos aos outros a liberdade de também fazê-lo. Mas Deus que ajude a pobre alma que pisar fora dessas linhas!" [O Despertar da Graça]


Pois então, se a diversidade em todos os seus aspectos históricos e culturais te incomoda, deixo uma sensata sugestão: evite ler as escrituras sagradas e observar a criação de Deus.


Termino esta simples reflexão relembrando que a minha (e nossa) liberdade foi conquistada na Cruz. Portanto vivamos pela Graça e reconhecendo-a em todos os aspectos da vida, principalmente em nossos relacionamentos. Esta Graça horizontal, livre de comparações e julgamentos vãos, que de maneira agradabilíssima  nos liberta das exigências e expectativas da opinião humana. Do contrário, nos dá alívio, silencia a culpa e nos guia para que outros experimentem a beleza, leveza e amor de Deus em nós.


***


Antognoni Misael, vascaíno sofredor, gosta de ir ao cinema, shows de MPB, adora ouvir jazz, aprecia um bom vinho, não tem cabelo comprido por causa da profissão que impede, e que de vez em quando deixa o cavanhaque crescer e vai a igreja de bermuda.


(...e não venha falar da Lei Mosaica)

15 comentários:

  1. Já que permitiste comentários nesta matéria. Deixarei o meu repúdio sem palavras que necessitem avaliações.

    Ficarei somente nas entrelinhas.

    A imagem da foto na matéria, já demonstra o tipo de biscoito fora de série aprovado por você.

    O Senhor seja contigo,

    O menor.

    ResponderExcluir
  2. Quem sou eu pra aprovar ou reprovar a aparência de alguém?

    Se vc reprovou o biscoito fora de série da foto, não significa que Deus reprove.

    Por trás daquela imagem que vc repudiou há alguém que só Deus conhece.

    Se for questão de gosto, td bem, entendo. Mas se for questão de segmentação no reino, lamento.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo POST e pelas fotos!

    Gostei meu amigo Tony.

    ResponderExcluir
  4. Você, será você, de fato, quando entenderes, de fato, o que significa uma carta que possa ser lida pelo mundo.

    Discordo de muitas heresias inventadas pelo homem e aplicadas á igreja, como regra de fé, mas, não concordo com os exageros das planchas de surf, como púlpito e outras modalidades do mundo conhecido vergonhosamente como Gospel.

    Imagino a aprovação de Paulo, o apóstolo de verdade, consentindo o estilo que é demonstrado na foto da sua matéria, como símbolo de servo de Deus.

    Triste!

    O menor.

    ResponderExcluir
  5. É outro assunto complicado!Também não vejo nada de mais no biscoito da foto, porém há muitos desejos que se vão quando você aceita a Cristo. Você Misael curte shows de MPB, muitos também podem pensar como você e curtir funk carioca e dizer que é pela graça. Eu também sei que as regras das igrejas muitas delas não tem nada a ver com a salvação e o objetivo da morte de Cristo. Você como blogueiro tem que tomar cuidado pra não afirmar que "tudo é lícito e tudo me convém". Falei demais, Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito triste com o comentário do Newton que aliás tem uma profissão maravilhosa,
    não entendeu nada do que leu, para refletir melhor vou deixar o que aparece logo no início,

    "Que pena. Pensar assim é um forte indício de quem não conhece a Deus e assume papel de assassino da graça".

    "a comparação sempre precede o julgamento".

    ResponderExcluir
  7. Respeito e considero sua visão de Evangelho. Tenho respeito pelo sr., pastor Newton. Contudo, discordo totalmente desta perspectiva simplista de se julgar pela aparência. Isto não é Graça? Tem cheiro de culpa! O Jesus que eu conheço ama bolachas de todo tipo, de todas as formas, cores e aparência.

    ResponderExcluir
  8. Eu também aprecio o seu blog, mas... o apreço possue limites e limites.

    O Senhor seja contigo,

    O menor.

    ResponderExcluir
  9. Este nome, isa, não me é estranho.

    Carpintero não é minha profissão e também não é caso de deboche, afinal, lembra-se da profissão do sr. José, pai escolhido por Deus para criar o meu Jesus Cristo? Quem me dera pudesse ser um Carpenter nos EUA. Infelizmente n'ao o sou.

    O menor.

    ResponderExcluir
  10. Façamos como os bereianos examinado as escrituras para ver se tudo dito aqui é como esta descrito. Que fique bem claro que não estou julgando, somente convidando aos amados a uma analise das escrituras. E que todos estajamos sempre abertos ao convencimento por meio do Espirito Santo. Coram Deo

    ResponderExcluir
  11. Senhor Newton Carpinteiro:
    Pela sua perspectiva, um rapaz como o da foto nunca poderá se converter?
    E se for a sua igreja ou grupo buscando ajuda, não será bem aceito?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Realmente é algo a se pensar o tema do texto, como disse Paulo tudo o que devemos fazer é para a Glória de Deus. Como vc mesmo se citou como exemplo Misael em ir para a igreja de bermuda, nada contra a informalidade nas reuniões, mas essa é a sua melhor roupa? Afinal temos que nos apresentar da melhor forma possível diante do Pai, calma, eu sei que Deus vê o coração e não o exterior, mas a pergunta que eu deixei acima é algo pra se pensar.
    Não somos biscoitos feitos em série, mas acredito que a nossa diversidade se manifesta em nossos vários dons, talentos e propósitos de cada um dado por Deus e não somente na roupa que vestimos ou tatuagens pelo corpo. Somos mais do que isso, somos o sal da terra e a luz do mundo, mas querer achar que não tem importância a forma como nos vestimos e nos apresentamos diante da sociedade é no mínimo arrogância.
    Reforço que aparência externa não é um sinal de santidade ou ausência de pecado, mas não devemos confundir liberdade com libertinagem. Posso ser considerado um herege ou preconceituoso, mas eu não consigo me apresentar diante do Senhor sem estar da melhor forma possível, não porque Ele exige, mas é porque isso reflete o meu desejo de agradá lo em tudo (inclusive no vestuário).

    ResponderExcluir
  13. Fábio. Se se apresentar da melhor forma possível diante do Pai estiver condicionado a roupa, seria preciso perguntar a Deus qual o estilo que ele curte. Sport fino, social, surfista, etc...?

    Pra mim, usar uma confortável bermuda e a sandália de dedo no domingo de manhã não tem nada melhor. Eu me acho bacana assim, e me sinto bem.

    Acho uma perca de tempo a igreja estar se importando com a aparência, desde que ela não seja extravagante ou recheada de sensualidade.

    Abraço mano.

    ResponderExcluir
  14. concordo com vc em partes. mas esse negócio de vestimenta está errado. É muito claro que Deus vê o interior..mas o resto concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  15. achei a melhor resposta ..

    ResponderExcluir