quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

03 MOTIVOS BÁSICOS PORQUE NÃO FAÇO APELO PARA SALVAÇÃO

praiseDe forma efetiva os apelos para "aceitar" Jesus deram início no século XIX com Charles Finney.


O apelo religioso é a prática de convidar o ouvinte de uma mensagem evangélica, a tomar uma decisão de aceitar Cristo como seu salvador. Normalmente o apelo é dado depois de uma pregação ou campanha evangelística, num clima emotivo, onde canções em tom menor são entoadas com vistas a sensibilizar o pecador. Em momentos como esses o ouvinte é convidado a responder sim ou não a "oferta " de salvação por parte do pregador.


Caro leitor, eu não acredito em apelos para salvação. Permita-me explicar porque:


1-) A prática do Apelo afronta a incapacidade do homem de ir a Deus.


A doutrina da depravação total é inequívoca. Efésios 2.1 nos ensina que o homem está “morto em seus delitos e pecados”. Isto é, um homem morto espiritualmente não possui a capacidade de ir a Deus ou até manifestar desejo por Deus, a não ser que este o queira e o convença mediante o Espírito Santo do pecado do juízo e da justiça. Além disso, as Escrituras também ensinam que “Ninguém pode ir a Cristo se o Pai, não o enviar.” Em outras palavras isso significa que nenhum homem pode ou tem poder para ir até Cristo por vontade própria.


2-) A prática do apelo geralmente é feita num clima sensacionalista, manipulativo e extremamente emocional.


É comum ao final dos sermões encontrarmos os pregadores num clima extremamente emotivo convidando os ouvintes a decidirem por Cristo. Em momentos como esses, o que importa é sensibilizar o pecador levando-o a decidir por Cristo.


Caro leitor, uma decisão movida por emoções não aponta de forma efetiva para uma conversão a Cristo. Na verdade, a maioria daqueles que responderam um apelo para aceitar Jesus, não permaneceram na Igreja, na verdade, acredita-se que 90% daqueles que com lágrimas disseram sim a Cristo, não continuaram a trilhar a estrada da fé.


3-) O apelo contradiz o que a Bíblia dá como a ordem na salvação.


João 3.3 nos ensina que se o homem não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Regeneração antecipa conversão. É o novo nascimento que habilita o homem a confiar e crer em Cristo, portanto, querer que o homem decida por Cristo antes de ser convencido pelo Espírito Santo dos seus pecados, bem como regenerado pelo Senhor afronta as verdades bíblicas.


Pense nisso!


***


Renato Vargens é colunista do Púlpito Cristão, escreve no seu blog pessoal.

4 comentários:

  1. Olá. Concordo em parte. A questão de querer usar da emoção na hora do apelo não expressa realidade, entretanto como saber se Deus alcançou alguém através do espírito santo? Para mim o sim ao apelo não garante salvação pois não sabemos realmente o que acontece com a pessoa, mas é uma porta de aproximação com o ensino através do discipulado, além da melhor abertura para conhecer a pessoa, ouvi-lá. E acompanha-lá. Não sabemos quem foi convencido pelo espírito, logo fazer ou não o apelo é apenas uma forma de ação da igreja. Não garante salvação. Também não precisa ser explorada emocionalmente. Mas sim, eu acredito que através de uma mensagem dada por Deus uma pessoa pode realmente ter sido chamada pelo Pai e tendo um apelo aquela pessoa "aceita" o apelo justamente por ter o Espírito Santo o convencido do pecado e da graça de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. Se partirmos do princípio literal que a graça é irresistível e de que o homem não pode se achegar a Deus, sendo ato totalmente unilateral do Senhor, e por isso não é necessário o apelo, também deveremos crer que para evangelizar basta comprar uma bíblia e presentear a pessoa a ser evangelizada, uma vez que quem vai convencê-la e chamá-la é o Espírito Santo e não a sua voz, mesmo porque, caso você a convença ela não poderá se achegar a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o irmão através de Marco Telles, e gostaria de parabenizá-lo pela sua coragem e, acima de tudo, virtude de defender a Sã Doutrina, uma realidade em falta em nossos púlpitos. Eu sigo a Chamada da Meia Noite, uma missão muito séria que também tem a Sã Doutrina fincada em seus alicerces.
    Concordo com o artigo, sou Calvinista, creio na eleição e tenho absoluta certeza que estou salvo hoje por Absoluta e Completa graça de Deus que me escolheu. Eu não O teria seguido em nenhum momento da minha vida pecaminosa!
    Shalon

    ResponderExcluir
  4. O apelo religioso é a prática de convidar o ouvinte de uma mensagem evangélica, a tomar uma decisão de aceitar Cristo como seu salvador. Normalmente o apelo é dado depois de uma pregação ou campanha evangelística, num clima emotivo, onde canções em tom menor são entoadas com vistas a sensibilizar o pecador. Em momentos como esses o ouvinte é convidado a responder sim ou não a “oferta ” de salvação por parte do pregador.

    ResponderExcluir