quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Nelson Ned, Thalles Roberto e as oportunidades perdidas

nelson ned e talesNo último domingo, dia 05 de janeiro, Nelson Ned faleceu. O mineirinho, pequeno grande homem, que nos anos 60 iniciou sua carreira cantando músicas românticas, atraindo multidões em estádios e teatros.


Nelson ganhou discos de Ouro no Brasil, fez turnês por toda América Latina e se apresentou algumas vezes no Carnegie Hall, em Nova York, chegando ao ápice de sua fama.


Sua biografia nos diz que a partir de 1993 seu repertório foi tomado por canções evangélicas, após ter tido um encontro com Cristo em anos anteriores, e mais tarde, em 1996 lançou biografia "O Pequeno Gigante da Canção", uma referência à sua condição de anão.


Sem mais delongas, diante desta breve síntese de Nelson, o que me chamou atenção não foram as peculiaridades do seu testemunho (até porque conheço muito pouco sobre ele), mas uma entrevista concedida por ele ao programa "Jô Soares Onze e Meia" no ano de 1990, a qual me causou muito "espanto", uma vez que nos dias de hoje me parece ser mais fácil um apresentador de auditório falar coisas a respeito de Jesus, do que os próprios astros do gospel que têm a oportunidade de aparecer em programas televisitos.


Pensando a partir da entrevista (logo abaixo), a reflexão que faço é a seguinte:


- Até que ponto os representantes do movimento gospel estão sendo relevantes na mídia?


- Como compreender a questão de "se fingir de tolo para ganhar os tolos" no contexto do gospel nas rede televisiva?


- Os representantes do gospel estão sendo claros e diretos quanto à mensagem do Evangelho?


- Se antes não se tinha tanto espaço e eram raras as oportunidades, e hoje se tem, significa que houve um avanço, ou retrocesso?


Bem, para responder um pouco sobre esse paralelo sugiro que assistam a entrevista do Nelson Ned concedida ao Jô Soares em 1990 (não precisa assistir toda, apenas observe se ele fala algo sobre a obra Cristo em sua vida).

Agora assista o Thalles Roberto no Jô em uma entrevista concedida em outubro de 2013.


Amigos leitores, infelizmente o Thalles e muitos dos integrantes do movimento gospel têm perdido oportunidades de falar com clareza e objetividade sobre o Evangelho genuíno de Jesus. Ou quem sabe eles nunca tenham conhecido de fato, eis o motivo de tanto desperdício. No entanto, eu oro pra que algo diferente aconteça, que Cristo constranja os corações dos ditos astros para que exemplos como aquele do Nelson Ned sejam vistos nos espaços concedidos pela mídia. Isto é o mínimo que podemos desejar.


[Releia a matéria do Thalles no Jô Soares clicando aqui]


***


Arte de Chocar.

59 comentários:

  1. Cristina Domingues De Souza9 de janeiro de 2014 às 12:30

    Ridículo vcs falarem mal do Nelson Ned ,ora vão tirar o arqueiro do seu olho ,conheci com um programa de crianças que minha amiga desenvolvia com crianças carentes falando da palavra de Deus e ele nos recebeu muito bem e inclusive deu muitos ingressos para o circo e muita assistência as crianças! É uma vergonha vcs falarem de uma pessoa que não conhecem .Assisti o testemunho que ele deu ao Jó soares é lindo! Bando de hipócritas!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, parabéns pela excelente matéria. Concordo plenamente com sua reflexão:hoje há um desperdício muito grande em relação ao uso da mídia e suas oportunidades de apresentar Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Não vi a entrevista do Nelson Ned. Vi a do Talles, e percebi que ele preferiu falar que come tampinha de garrafa a falar da sua vida com Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Cristina Domingues De Souza9 de janeiro de 2014 às 14:15

    Desculpa peço que desconsidere este mensagem ! Peço perdão !!!

    ResponderExcluir
  5. Até que ponto o movimento gospel representa a IGREJA?O chamado "Movimento Gospel" é na verdade um segmento de mercado. Por isso falam mais de sua carreira artística em detrimento da carreira cristã.

    ResponderExcluir
  6. ROBASON APOLONIO DOS SANTOS9 de janeiro de 2014 às 17:14

    DO SEU INTERIOR FLUIRÃO RIOS DE ÁGUA VIVA,ESSA ÉA UNICA EXPLICAÇÃO.

    ResponderExcluir
  7. Fala serio, engracado eu o via em determinados lugares, ate mesmo em minha igreja, participando de alguns eventos, e o achava o maximo, mas de uns dias para ca, so tenho visto comentarios ruins sobre ele, sera porque hem?, o que acontece que ele esta deslumbrado ainda com a midia, mas vamos fazer o seguinte, vamos orar por ele e pedir a Deus que o oriente e lhe de a direcao correta, de como se comportar nesta ora.

    ResponderExcluir
  8. Caro autor... pergunto-lhe porquê tão grande expectativa depositada em artistas do mundo gospel.

    Como você mesmo afirmou, a possibilidade de que não tenham conhecido a Cristo de fato é grande, visto que o Gospel nada mais é do que um segmento de mercado.

    Vale também afirmar que o Senhor usa o que quiser, quando quiser. A mídia é apenas um veículo, não mais importante do que qualquer outro.

    ResponderExcluir
  9. Que diferença! Nelson Ned o tempo todo mostrando o que Deus fez. Tomara que o outro cantor reveja seu papel diante de Deus e da mídia.

    ResponderExcluir
  10. Paz e graça galera !

    beeem gente eu nn vou julgar e nem falar nada sabe poorq ?? eu queero só ver quando comecar a perseguicao aqui no brasil :D ai veer ser lindo veei !

    tial galera

    ResponderExcluir
  11. O que falta, na verdade, é conteúdo, em todos os sentidos. Ninguém pode falar daquilo que não conhece.

    ResponderExcluir
  12. QUEM TEM AUTORIDADE FALA QUEM NÃO TEM ESBAGAÇA COM TUDO!

    ResponderExcluir
  13. Só pode falar da salvação aquele que a tem, que já nasceu de novo! Cantar todo mundo canta isso é fácil. "Aproveitar as oportunidades" para pregar o genuíno Evangelho da Salvação tempo e fora de tempo.

    ResponderExcluir
  14. Eu não vi criticas ao Nelson Ned. Nelson Ned contou seu testemunho Enquanto o Talles perdeu a oportunidade.

    ResponderExcluir
  15. infeliz comparação.

    ResponderExcluir
  16. Cá pra nós... Confundir um casal com uma árvore é efeito de algo a mais que bebida viu seu Talles Roberto!!!!

    ResponderExcluir
  17. Vamos deixar Deus ser Deus...operar como Ele quer e não como queremos...não podemos julgar nem o Nelson nem o Thales porque não sabemos o que Deus queria e como Ele queria trabalhar e operar através de cada um...cada um sabe de sua vida com Deus...um evangélico não precisa ficar pregando o tempo todo ...ou fazer o que os outros evangélicos querem... aiai hein... que ignorância... falta intimidade com o Senhor ... e daí se eles não falaram??? E dai???? Vamos parar de hipocrisia e de religiosidade!! Que cada um cuide de si e pare de ficar julgando os outros!!!

    ResponderExcluir
  18. Assisti a entrevista e Nelson Ned fala sim da obra de Cristo na vida dele em vários pontos do vídeo, especialmente em 12:00 min em diante.

    ResponderExcluir
  19. Acho q vcs devem reconsiderar a colocação. O thalles teve apenas um bloco pequeno para conversar com o Jô, e ele tinha q seguir a entrevista, nao podia simplesmente criar um assunto. Se parar pra analisar o Jô nao deu espaço pra ele falar de Cristo, na verdade, acho q essa era a idéia do entrevistador, nao deixar o thalles falar de Deus. Além disso vc devia ter mais cuidado ao opinar, so quem pode julgar certo ou errado é Deus. É hipocrisia falar dos erros alheios e nao olhar os próprios (temos q tirar primeiro a grade dos olhos para depois falar do cisco do próximo). E mais, essas opiniões radicais nao deveriam mais ter tanto espaço, o próprio Thalles alega q a muita relisiogidade cega assim como cegou os fariseus.

    ResponderExcluir
  20. Li alguns comentários, assisti os videos e acho que a galera tá comentando sem saber que a proposta aqui não é falar mal dos cantores cristãos e sim mostrar que Nelson Ned soube aproveitar a oportunidade de pregar o evangelho enquanto o Thalles desperdiçou o momento para falar apenas de si... realmente muito triste em saber que muitos apesar de se dizerem cristãos não vive essa verdade...

    ResponderExcluir
  21. Seria sempre muito bom vc LER as coisas antes de começar a falar.

    ResponderExcluir
  22. Outra que não leu o texto.

    ResponderExcluir
  23. Não é porque está em na mídia dizendo que é cristão que o cara de fato é; não é pq alguém se intitula pastor que ele o é de verdade. Tem muito enganador no meio do povo, fazendo-se de tolo sim para ganhar os tolos, sendo que os tolos são os próprios crentes que acreditam em fruto podre apenas porque fala o nome de Jesus. Misericórdia de quem tá cego porque lobo é lobo e ovelha é ovelha.

    ResponderExcluir
  24. Prezados( a ) Leitores ( a )
    Na\ Bíblia esta escrito ..( Nem todos aqueles que dizem senhor, senhor terão como herança o reino dos céus )

    ResponderExcluir
  25. É isso ai querida! Mais uma lição você aprendeu e que além de ensinar outros pode edificar também.

    Ler o texto antes de fazer a crítica.

    Parabéns pela atitude de se desculpar.

    ResponderExcluir
  26. ta falando em linguas, mermão??? Não relê o que escreve???ahahahh Assim o texto fica incompreensível, mermão!

    ResponderExcluir
  27. A boca fala daquilo que o coração está cheio...Pronto falei, entendeu? Analise bem cada entrevista e veja a diferença. Deus é conhecedor de todos os corações. Deus é fiel.

    ResponderExcluir
  28. O Thales me parece que está fazendo o sentido inverso do Nelson Ned. O que eu quero dizer é que tem vários artistas gospel que deixaram a humildade e se tornaram estrelinhas, e perderão o foco.

    ResponderExcluir
  29. Na minha opinião, muitos desses que estão ai na mídia "GOSPEL", estão só pelo sucesso que não conseguiram no meio secular, são poucos os que realmente tiveram suas vidas transformadas pelo poder de Cristo. A partir do momento que a pessoa cobra valores absurdos para "LOUVAR A DEUS" já demonstra quem ele realmente quer adorar.

    ResponderExcluir
  30. Quem tem a Palavra de Deus fala a Palavra de De Deus; quem tem sonhos contam sonhos mas, quem não tem nada para falar tem mesmo é que roer tampinhas. Cada um faz aquilo que lhe é natural.

    ResponderExcluir
  31. Cristina, acho que a reportagem disse o contrário, que mesmo sem tanta liberdade falou de Cristo!

    ResponderExcluir
  32. A pessoa que publicou isto. Só tenho uma coisa a dizer
    E que aprendi com a bíblia.; Antes mesmo de olhar os defeitos dos outros ou falhas, devemos nos examinar a nos próprios primeiro...e vc tem falado de Jesus!

    ResponderExcluir
  33. Nunca tinha visto esse testemunho do Nelson. Eu conheci esse Jesus. Nele eu confio. O Luciano postou lá em cima que o "Movimento Gospel" é um segmento de mercado, eu concordo. Esse segmento diz que sou louco e que preciso me converter. Parece brincadeira . rs

    ResponderExcluir
  34. Não entendi o porque das desculpas...

    ResponderExcluir
  35. Não, vc não tem que pedir perdão e nem desculpas, a entrevista do Nelson foi muito boa e não houve desperdício algum!!!

    ResponderExcluir
  36. Meu Deus... Depois de tudo ainda tem gente que fica defendendo o Thalles... aff... ''Não julguem...'' para esses também tenho algo a dizer... PAREM DE SER OMISSOS!!!!

    ResponderExcluir
  37. Vamos deixar Deus agir e bora deixar também de ser omisso... quem convive e aceita tudo e tão errado quanto quem vende a palavra de Deus para encher o bolso de grana...

    ResponderExcluir
  38. Nelson Ned pregou o evangelho, com autoridade, para Jo Soares e o mundo.
    Talhes tentou aparecer e me pareceu que tinha usado maconha estragada.
    Esta é a grande diferença.
    E vejam a entrevista do Nelson Ned que é imperdível,
    A do Talhes deletem.

    ResponderExcluir
  39. vamos ficar com a palavra na biblia que fala sobre joio e trigo sao iguais somente na ora da colheita serao separado por Deus.quem ele é ou deixa de ser ou oque esta deixando de fazer mais tarde vamos ver os frutos.agora esses evangelicos que fica atras de movimento é complicado chama eles pra uma vigilia vamos ver se vao ficar a noite inteira buscando a presença de Deus.coitado do pastor vai ficar sozinho

    ResponderExcluir
  40. Irmãos amados ,tudo nessa vida é questão de ponto de vista e ambas entrevistas é deixado claro a obra de Deus , basta estarmos com o coração e e a mente aberta para o nosso próximo. Eu acredito que só Deus tem o poder de julgar e cada um fala de Jesus a sua maneira. Eu amo Jesus e o sirvo durante todos os dias de minha vida, ele é o Único e outro Deus não há, mas eu como espírita Kardec muitas vezes sou humilhada por evangélicos e outros católicos, mas isso não diminui o meu amor por Jesus e nem pelo próximo.
    Fiquem todos com Deus e que o Senhor Jesus Abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  41. Concordo com Ícaro, eu preciso ver os meus defeito primeiro!!!
    Eu não vi nada de mais na entrevista do Thalles. Com certeza o Nelson Ned foi uma benção, mas falar do Thalles... fala sério. Ai já é perseguição!!!!!!
    Vamos cada um buscar a santificação, vamos viver mais Jesus e deixar de julgar (já condenando)os outros.
    Paz, muita paz!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  42. O engraçado é que uma gravação de 1990 está em melhor qualidade do que um de 2013 :S

    Se bem q a entrevista do Thalles já não tinha qualidade desde o seu conteúdo...

    ResponderExcluir
  43. Todos queremos ter um ministerio de sucesso,mas se formos olhar para um ministerio de sucesso dentro da biblia,quem melhor que Jesus?!Jesus aonde ia era seguido por uma multidao(Marcos 1 :45),a fama dele era grande,mas Jesus tinha uma coisa muito clara em seu ministerio que era fazer a Vontade de Deus,qdo a multidao apertava ele ia pra outro lugar q nao o conheciam para pregar,Ele nao deixava q a "fama" o desviasse do proposito de Deus para seu ministerio.E o que esta acontecendo hoje conosco è exatamente o contrario,deixando ser levados pelo sucesso e pela fama esquecemos do verdadeiro proposito de Deus para nossas vidas.O verdadeiro ministerio bem sucedido è aquele que agrada primeiro ao Pai.
    Graça e Paz.

    ResponderExcluir
  44. Comparações deste tipo são sempre muito infelizes. Nelson Ned tinha um propósito em sua existência, Thalles tem sua missão a ser cumprida, e cada um de nós é usado por Deus de formas completamente distintas. Todos nós, sem exceção, somos usados indiscriminadamente por um Deus que não revela seus critérios sobre quem, como, onde e nem quando nos usar. "Vamos viver o amor. Deus é amor." (Thalles Roberto)

    ResponderExcluir
  45. show de boa a matéria ... eu acho que o evangelho dos anos 80 e 90 era menos comercial, a vtd de falar de cristo era o retrato da transformação genuína, hoje n temos mais aquele tradicionalismo, aquele extremismo que era resumido em usos e costumes e a uma implementação de um corpo doutrinário estabelecido por homens .. hoje o que me preocupa é o relativismo e a teologia da prosperidade .. a preocupação em agradar a todos e fugir da missão da qual deus nos concedeu ..o Thalles é um exemplo de artista, um cara muito quebrantado o cuidado que tem que tomar é de não ser contaminado com uma linha sincretista ... tbm n podemos usar um momento pra criticar o rapaz ,,, mais que sirva de exemplo pras proximas oportunidades ..

    ResponderExcluir
  46. Enquanto um diz: Jesus mudou minha vida, o outro conta: eu caguei no palco. Faça-me um favor!!!!

    ResponderExcluir
  47. Infelizmente o que chamamos de música Gospel, deveria conter a porção do Evangelho, porque Gospel significa Evangelho, e evangelho e boas Novas, por causa da fama, do dinheiro, dos holofotes, câmaras, eles estão se vendendo, e não estão nem falando de Jesus nas músicas, será que iriam falar em entrevista e não serem mais convidados a aparecer na Globo? O pior de tudo e que eles cobram o olho da cara para cantar em eventos que se chamam de show, não passa de um show porque muitos deles não tem vida com Deus. E irritante, pergunta o Talles se ele vai cantar de graça em uma igreja pequena lá na favela, não e somente o Thalles, a maioria dos cantores, quando pega a fama vira um deus, e são intocáveis. Vergonha na cara meu irmão, vocês que vivem só de fama, e negam a Jesus, no dia do arrebatamento tu vai ficar.
    Nem todo aquele que diz Senhor, Senhor, Herdarão o Reino dos Céus.
    Olha só este verso aqui, Lucas 12:8,9
    Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o filho o filho do homem o confessara diante dos anjos de Deus. Mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.

    ResponderExcluir
  48. No momento estou morando em Orlando, e trabalhando para implantar igrejas neste estado, o interessante e que se você for nos shoppings center, irá encontrar um montão de cantores e pastores que estão tirando férias, e vindo para os Estados Unidos, graças a Deus que o Brasil está melhor para alguns, os cantores estão passando feiras aqui, e se você oferecer a eles $500,00 eles não pegam, sabem porquê? La no Brasil eles cobram por show ou só vão em igrejas grandes, que pagam muito para superlotarem as igrejas. Pense Jesus nunca tirou férias e nem vai tirar, porque a obra dele continua através do espirito Santo, a maioria dos cantores e pastores não conhecem esta palavra, tão pouco relacionamento com ele. Sou a favor de cobrirmos despesas, e dar uma oferta e não cache.

    ResponderExcluir
  49. A superficialidade dos nossos "astros" do meio gospel é gritante. Nelson Ned entendeu que Jesus mudou a vida dele por ter alterado seu coração, e não o saldo de sua conta bancária.

    ResponderExcluir
  50. Cara, que diferença!!! Esse foi um dos artigos que mais falou comigo recentemente. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  51. Intimidade com o Senhor? rs rs rs

    ResponderExcluir
  52. Se pararmos de cuidar dos outros e preoculparmos somente com nós mesmos, será mesmo será estaremos fazendo a vontade de Deus?

    ResponderExcluir
  53. Gostei da reflexão...É por essas e outras que o João Alexandre não quer mais ser vinculado ao movimento gospel.
    Assisti a entrevista do Thalles no programa e foi uma das entrevistas mais toscas e deprimentes que já assisti. Totalmente sem conteúdo. Aos que o defenderam dizendo que ele seguiu o roteiro da entrevista eu digo que se ele seguiu é porque concordou. Comer tampinha? Confundir casal com árvore? Defecar no palco? Tenha dó....
    Quanto a julgar em 1 Ts 5:21 está escrito "Julgai todas as coisas, retende o que é bom". Não posso julgar o relacionamento do Thalles com Deus, mas posso sim, à luz da Bíblia julgar suas ações, que, nesse caso, não condiz em nada com o comportamento e atitude que se espera de um verdadeiro cristão (imitador de Cristo).

    ResponderExcluir
  54. Se quiserem ver a entrevista do Thalles em melhor qualidade olhem nesse link

    http://www.dailymotion.com/video/x16n7w6_jo-soares-entrevista-o-cantor-gospel-thalles-roberto-30-10-2013_people

    ResponderExcluir
  55. É assim que estamos no mundo...a palavra de Deus diz:Que a boca fala do que o coração esta cheio...olhar as duas entrevista,é fato de como esta o coração, de muitos aí fora. Será que diante das câmeras muitos falariam de Jesus?ou do seu próprio testemunho de vida?Vale a pena refletir,para que viemos ao mundo,Glorificar á Deus ou envergonhar,o evangelho!!!!!um abraço á todos.E que Jesus fale através de nós, com nossas atitudes para o mundo ver quem é Jesus!!!!

    ResponderExcluir
  56. Estou impressionada com as entrevistas de um homem que era considerado do mundo e falar tao bem de Deus quanto ao Nelson Ned e um homem dito da igreja musica (gospel) Talles Roberto. Este último, sendo homem que fala de Deus em todas suas canções. Só Deus para ter misericórdia de pessoas como essas.
    Temos que divulgar mesmo, para que todos saibam: quem é realmente quem.

    ResponderExcluir
  57. Em uma só palava: DINHEIRO!!!

    ResponderExcluir
  58. testemunho do passado até te deixa espantado,mas o que DEUS faz por vc na atualidade edifica e até salva vidas o passado desses dois cantores DEUS nem se lembra mais diz a palavra é só emissora fazer um convite e la eles estão; se vendendo, gente ta vindo uma safra de novos artistas convertidos ou convencidos queria falar de alguns homens e mulheres que um dia se converteram e hoje voltaram atraz porque a fama falou mais alto do que aquele que os deu a vida o dom mais ainda bem que o SENHOR não precisa desses e sim eles do SENHOR.

    ResponderExcluir