quinta-feira, 19 de junho de 2014

‘Eu me sinto miserável cada vez que entro no Facebook’


Tenho me deparado com uma nova realidade que atinge homens e mulheres de todas as idades: o fantástico mundo do Facebook.


É no Facebook que muitos buscam novos e antigos amores, fazem amigos, registram as coisas mais banais e, principalmente, encontram o reconhecimento que tanto procuram.
Uma atriz de 32 anos contou: “O meu ‘Face’ é uma espécie de diário. Nele coloco tudo o que acontece no meu dia, desde os momentos mais divertidos até as maiores bobagens. Quando mudo a minha foto do perfil, dezenas de amigos dizem que sou linda. Escrevo uma frase boba e muitos curtem. No dia do meu aniversário, centenas de amigos enviam mensagens carinhosas dizendo que sou especial e querida. É uma injeção maravilhosa no meu humor e na minha autoestima”.


Não é à toa que muitos ficam conectados durante muitas horas do dia, buscando algum tipo de diversão, elogio ou reconhecimento.


Um analista de sistemas de 43 anos disse:


“Estou viciado no Facebook. É um paraíso sexual. Nunca foi tão fácil encontrar mulheres para transar e namorar. Nem preciso me esforçar para seduzir; basta mostrar algum interesse e fazer um elogio. É tudo muito direto, rápido e fácil. Além de ser muito fácil deletar quem não me interessa mais”.


No entanto, não funciona assim para todos. Muitos ficam angustiados ao se compararem com a felicidade alheia ou ficam frustrados com o tipo de relacionamento que encontram.


Um empresário de 39 anos disse: “Eu deletei meu perfil do Facebook. É muita gente idiota, infantil, exibicionista, carente, competindo para ver quem tem mais amigos ou recebe mais curtidas. É ridículo ver alguém que tem 5.000 amigos no Facebook e não tem um amigo de verdade. Além de ter muita gente grosseira, mal-educada e desagradável. É uma verdadeira egotrip, além de ser completamente ‘fake’”.


Uma professora de 57 anos reclamou: “Eu me sinto miserável cada vez que entro no Facebook. Quanto mais tempo fico, mais deprimida eu me sinto. Vejo minhas amigas felizes, magras e lindas, viajando para lugares incríveis com os maridos e filhos, empolgadas com novos projetos. Cada vez que entro no Facebook me sinto mais insatisfeita com a minha vidinha solitária, medíocre e banal. Será que só eu tenho uma vida de merda?”.


[Por Mirian Goldenberg, na Folha de S.Paulo, via Pavablog]


***


Nota do Blogueiro:


Como bem disse Bauman, no face 'quando se diz “amigo”, e eu digo “amigo”, não queremos dizer a mesma coisa, são coisas diferentes'.


Daí um dos maiores problemas que os cristãos têm enfrentado neste século é fazer do facebook o seu sub mundo, onde lá ele assume a prótese do "velho homem" e alimenta seus mais íntimos desejos.


Dizem que lá o que predomina é conceito de redes, e não o de laços humanos, só que, quem faz essas divisões como esta aceita a fôrma do mundo que nos sugere que sejamos uma "mentira" para nosso próximo em troca de saciarmos o hedônico egoísmo de quem realmente somos.


Como dizia a canção: "(...) é que Narciso acha feio o que não é espelho".


Rm 12:2, pense nisso.

3 comentários:

  1. O facebook é realmente assim.A coisa mais imbecil e idiota que eu vejo,é um exibicionismo em relação as pessoas que querem ser intelectuais,mas não são.
    Qualquer post que ver,já quer entrar em um debate.

    ResponderExcluir
  2. Eu deletei meu perfil do Facebook, por que cansei de perder meu tempo com coisas que não são para Glória de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Facebook poderia se chamar Fakebook. Tudo que falo se aplica a uma maioria e não, obviamente, a todos. Há uma crescente e contínua troca da realidade pela virtualidade, as pessoas projetam um mundo irreal e o levam para a tela do micro. É o sentido mais banal e mais primário da fuga da realidade. Nele, no "face", somos lindos, fortes, realizados, as mulheres são perfeitas, felizes, sempre em viagens tremendas, conotando ter felicidades mil e dinheiro à vontade. Queiram ou não é esse o marketing pessoal que se realça ali dia a dia...Conheço muito gente do mundo real com muitos problemas que simplesmente desaparecem ou são os opostos das realidades quando seus perfis e diários são atualizados...desculpem, mas viver um fake é um primeiro passo para a loucura..risos...

    ResponderExcluir