quarta-feira, 27 de agosto de 2014

O Cruzeiro com Fernandinho e o naufrágio de Paulo – pensando sobre omundo Gospel

“Senhores, vejo que a navegação há de ser incômoda, e com muito dano, não só para o navio e carga, mas também para as nossas vidas” [Apóstolo Paulo em Atos 27:10]

Por Antognoni Misael

Cruzeiro Gospel! Quem diria que num país onde há uma enorme desigualdade social, onde periferias dos grandes centros, as fronteiras do norte amazônico e o sertão do nordeste carecem de ouvir o evangelho, muitos estejam passeando no conforto ministerial.

A seara é grande! Mas e os trabalhadores... estão em alto mar...

Não quero fazer uma análise social dos carentes da pregação do evangelho. Isto porque entendo que há pobres que são ricos de graça e bondade, e ricos que podem ser os mais miseráveis e infelizes dos homens.

Mesmo assim vale apena pontuar a irrelevância dos artistas do meio gospel. Estou para vê-los levando a palavra aos incautos e esquecidos desta nação; estou para vê-los nas favelas e sertões; estou para vê-los pregar o Evangelho sem a barganha do mercado, sem o estrelato, sem a absurda grana.

O triste é que muitos deles se consideram pastores e missionários. Pastores que não pastoreiam, e missionários com missões luxuosas semelhantes a colunas de férias.

Observe a minha ponderação. Não estou dizendo que é errado se levar música cristã em cruzeiro. O que quero deixar claro é que quando isso faz parte de um sistema mercadológico e empresarial cujo centro é arrecadação de lucros e propagação de um segmento (gospel), mais se distancia-se do objetivo primordial de se pregar o Evangelho puro e simples.

Na fan page do cantor ele deixa o seu recado:

“Estamos muito felizes com essa oportunidade! Esse será um tempo especial para estarmos juntos e gostaria que você e sua família estivessem conosco. Ministrarei em todas as reuniões.
Tenho certeza que sua vida será impactada pelo que Deus fará naqueles dias!
Não deixe pra última hora.
Informações e reservas: www.cruzeirosgospel.com.br
(13) 30220695 / 991225229 / 997106022
Se desejar, tire dúvidas com a Faz Chover Produções: (22) 27247861.”

Então me recordo dos muitos "perrengues" que o apóstolo Paulo passou nos seus "cruzeiros" a serviço do reino:

“Mas o centurião, querendo salvar a Paulo, lhes estorvou este intento; e mandou que os que pudessem nadar se lançassem primeiro ao mar, e se salvassem em terra” [Atos 27:43]

Quando a coisa é muito fácil, o caminho facilmente se abrirá.

***

Antognoni Misael

6 comentários:

  1. "Faz chover" tristeza em qualquer coraçãozinho que reflita sobre a verdadeira finalidade desse troço aí.

    ResponderExcluir
  2. deixando aqui minha opinião: Se eu gosto de Roberto Carlos (sou evangélica), e vou ao cruzeiro gastar muitão, também estou deixando de repartir com o próximo, e deixando uns dias de lado para, ao invés de estar pregando o evangelho, estar em um cruzeiro me divertindo.

    A questão é o cantor? Gente, ele é só um cantor profissional, trabalhando.

    Não sejamos hipócritas, a quem estamos criticando? Ao cantor? As pessoas?

    "Você" tem um irmão na igreja passando necessidade e compra um celular de R$900,00!!!
    "Você" só dá o dízimo porque é mandamento e não tá nem aí se vão cortar a luz de sua igreja, pois você já faz sua parte!!

    Pensem um pouco...

    ResponderExcluir
  3. Bem colocado Josielenk. Agora, uma boa pergunta a se fazer é, ele é pastor ou é artista. Se ele se porta como artista e vende a sua arte, td bem. Agora, se ele se coloca como ministro e pastor, a coisa fica bem mais incoerente do que se imagina.

    ResponderExcluir
  4. A arte pela "arte" ou a arte pela Vida eis a questão.

    ResponderExcluir
  5. "Pois não me envergonho do evangelho". Mas, desse pseudo-evangélico temos razões de sobra para lamentar. Hipocrisia é usar o mote "evangélico" para incentivar mais e mais a cultura gospel como sendo cultura cristã. Isso não é evangelho!

    ResponderExcluir