sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Você vê graça em Nelson do Cavaquinho, Guilherme de Brito e João Bosco?

Ao passear pelos blog’s que curto, encontrei essa proeza no blog do Marcos Almeida. E como todos já sabem do meu interesse pela música e artes em geral, resolvi compartilhar esta reflexão.

Título original:

João Bosco canta “Minha Festa” de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito


Por Marcos Almeida


Parceria das mais importantes para o samba, os boêmios Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito criaram canções inesquecíveis. Continuando o nosso curso “o que eles têm feito para buscar a paz”, vamos ouvir mais uma pérola. Tente pensar: como a espiritualidade e a transcendência aparecem no repertório popular? Como canções populares apresentam Deus? Por que canções desse tipo nascem fora do ambiente religioso e apontam para a Boa Nova? Música de bar que já foi tocada no altar. Saída da rua sugerindo a graça. Ouçam: Minha Festa.

**


Como você responderia a estas indagações do Marcos Almeida? Pergunto ainda: Há Graça de Deus nestas pessoas? Quem desejar comentar o que pensa sobre o assunto, fica a sugesta. E um bom debate.


Antognoni Misael.


***
Fonte: Nossa Brasilidade. Divulgação: Púlpito Cristão.

3 comentários:

  1. Bem paradoxo! Se ainda há graça de Deus nestas pessoas? A minha opinião é sim!
    Creio que Deus atua de várias formas... e usa os loucos para confundir os sábios. Pessoas podem ser alcançadas através de algo assim. Pelo menos uma semente pode ser plantada.
    Algumas músicas "de bar" tocam mais meu coração do que às vezes canções "gospel"
    Escute esta:
    http://letras.mus.br/revelacao/1567662/

    Paz!

    ResponderExcluir
  2. Creio q Deus atua de várias formas, usando seus servos p propagar a "semente do evangelho"...qto a loucos, nós cristãos é q somos assim considerados pelo mundo...me parece q nesse blog muito se debate sobre o lixo gospel, heresias, desvios da palavra, correto, mas muito me assusta a maneira c q o meio secular, ou seja, musicas e artistas são recebidos e até mesmo mensionados como exemplo"...desde pequeno aprendi q ñ devemos seguir ou conformar com as "coisas" deste mundo...Concordo q ñ dá p concordar c muitas musicas do lixo gospel, mas dai partir p o meio secular e achar bonitinha uma poesia do U2 ou Jquest (sei lá como se escreve)...já é de + p mim!!!

    ResponderExcluir
  3. Sugiro que leia esse texto meu. Ele sintetiza o que penso sobre o assunto.

    http://www.artedechocar.com/2011/06/musica-secular-uma-abordagem-liberta-do-senso-comum-evangelico/

    Abç

    ResponderExcluir