Figuras folclóricas ligadas a religiões, crenças e superstições, sempre deram um tempero especial ao futebol brasileiro, provando que ele é muito mais do que só o jogo dentro das quatro linhas.
Quem não se lembra de personagens como o massagista Pai Santana, do Vasco, falecido em 2011, conhecido por realizar trabalhos espirituais que supostamente beneficiavam o time nos jogos?
Ou da crença tricolor de que o hino “A bênção, João de Deus”, entoado nas arquibancadas do Maracanã, em referência à visita do Papa João Paulo II, em 1980, teria ajudado o Fluminense a vencer o Vasco em uma final de turno naquele ano?
As histórias são muitas por todo Brasil e no Espírito Santo não é diferente. Presente em treinos e jogos da Desportiva, o pastor Sergio Luciano, mais conhecido como o pastor grená, tem se transformado numa dessas lendas fora do campo.
Antes da final da Copa dos Campeões, disputada no ultimo sábado, entre Desportiva e Real Noroeste, o pastor garante ter tido uma revelação e previu o título da Tiva. Sergio Luciano ainda acertou os gols de Regílson e David que deram a vitória de 2 a 1 e o troféu para os grenás.
“Ele falou que a partida ficaria 3 a 0, com gols de Regílson, David e Badinho. O jogo ficou 2 a 1 e ele acertou os gols de Regílson e David”, disse o diretor de futebol do clube, Pedro Soares.
O pastor, porém, justificou não ter acertado 100% da previsão. “O Badinho se machucou antes e saiu da partida”, disse.
Uma outra “providência” que estaria ligada ao pastor grená é a de que ele teria feito um funcionário do clube voltar a falar após perder parte da língua. Dessa vez, a diretoria da Desportiva não confirmou o episódio e disse que a relação com o pastor não é oficial.
“Ele pede para ler alguns versículos da Bíblia para os jogadores e a gente, por questão de respeito e educação, o recebe aqui”, afirma Pedro Soares.
Sergio Luciano, que tem 43 anos e torce pela Desportiva há 30, disse já ter feito uma oração para que a Locomotiva comece com vitória hoje, na abertura do Capixabão, contra o Conilon, em Jaguaré. Ele pretende, um dia, trabalhar nas categorias de base grená.
“Sou apaixonado pela Desportiva. Meu objetivo é levar a palavra de Deus ao clube. Fui traficante, mas nunca matei. Hoje pretendo trabalhar com as categorias de base e levar a palavra para as crianças também. Educá-las para se tornarem bons cidadãos”, disse.
Sem rivalidade, pastor garante acesso do Rio Branco
Apesar de ser torcedor da Desportiva, o pastor Sergio Luciano não vê problema em também auxiliar espiritualmente o arquirrival grená, o Rio Branco, e já previu a ascensão do clube à Série A neste ano.
“Somos todos iguais perante Deus. Já orei pelo Rio Branco, e ele já está de volta à Primeira Divisão”, garantiu o pastor, em mais uma de suas revelações.
Preparador de goleiros capa-preta, Erasmo, que é primo de consideração de Sergio (foram criados bem próximos), afirmou que o pastor acertou recentemente o placar do amistoso entre Rio Branco e Tupy.
“Ele disse que o placar iria ser 3 a 0, e realmente foi 3 a 0. Sobre a Série B, ele também disse que vamos subir invictos e com duas rodadas de antecedência. Mas aí é com Deus, não é? Temos que fazer nossa parte e trabalhar bastante”, disse Erasmo.
E o Rio Branco pode mesmo subir com duas rodadas de antecedência, caso fique entre os dois primeiros no quadrangular final que decidirá a segundinha capixaba.
Sobre o motivo da ida do pastor até Bicanga, na Serra, onde o time treina, o preparador de goleiros afirmou que o convidou e não se importa com o fato de Sergio Luciano ser torcedor da Desportiva.
“Não convidei o torcedor. Convidei o pastor Sergio Luciano para falar de Deus. A gente sempre faz oração aqui. Temos que agradecer sempre a Deus a oportunidade de estarmos dispostos a trabalhar e fazer o melhor”, completou o preparador de goleiros.
***
Texto de KLEBER AMORIM | kamoreira@redegazeta.com.br. Fonte: gazetaonline.globo.com
Dica da blogueira e amiga Mikaella Campos.
Depois do pastor que mandou o povo comer grama, não duvido de mais nada.
ResponderExcluir