quinta-feira, 11 de agosto de 2011

'Cale-se' blogueiro inconformado!

Por Antognoni Misael
Não precisa de muito esforço pra encontrar uma imensa galera gospel que faz oposição aos críticos do sistema evangeliquês. Em nome da irmandade, paz, amor e releixo teológico, parece que vale apena conviver num substrato “ecumênico” estranho, indefinido, mas cheio de atos proféticos e busca de bens e de dons.

Pra essa tal turma, gastar um pouco do seu tempo pensando, lendo e/ou escrevendo sobre os deslizes 'ideológicos' de gente suspeita ou sobre os tropeços da igreja brasileira parece ser algo amargo. Melhor pra eles seria então, dar-nos as mãos, nos calarmos e dançarmos a coreografia de aflitos, como diria o saudoso Sérgio Pimenta. Engolir sapos, sapos, e sapos. Cantar mantras, mantras, e mantras. Esperar, se calar, e consumir aquilo que Deus preparou para nós aqui nesta terra. Que medíocre, hein!

Mas enquanto os inconformados com as constantes críticas promovidas por nós, os incansáveis blogueiros, ecoam seus gritos de censura em nossa direção com um alarmante: ‘Cale-se!’,  (dias atrás capitaneado pelo 'mala dos 911 Reais') recordo e, por alguns momentos, faço meus devaneios na antiga e histórica canção Cálice de Chico Buarque e Gil, relembrando os velhos tempos da ditadura, do AI-5, e a sensível criatividade por parte dos oprimidos do sistema; assim como também a dedico aos charlatões da fé, ao 'mala', e aos meus queridos censuradores de hot blogs aborrecidos. Curtam, pensem, relembrem:
Cálice
Chico Buarque & Gilberto Gil

Pai! Afasta de mim esse cálicePai! 
Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor e engolir a labuta?
Mesmo calada a boca resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa?
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano
Quero lançar um grito desumano
Que é uma maneira de ser escutado
Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado eu permaneço atento
Na arquibancada,prá a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa

De muito gorda a porca já não anda (Cálice!)
De muito usada a faca já não corta
Como é difícil, Pai, abrir a porta (Cálice!)
Essa palavra presa na garganta
Esse pileque homérico no mundo
De que adianta ter boa vontade?
Mesmo calado o peito resta a cuca
Dos bêbados do centro da cidade

Talvez o mundo não seja pequeno (Cale-se!)
Nem seja a vida um fato consumado (Cale-se!)
Quero inventar o meu próprio pecado (Cale-se!)
Quero morrer do meu próprio veneno (Pai! Cale-se!)
Quero perder de vez tua cabeça! (Cale-se!)
Minha cabeça perder teu juízo (Cale-se!)
Quero cheirar fumaça de óleo diesel (Cale-se!)
Me embriagar até que alguém me esqueça (Cale-se!)

***
É bom relembrar que a crítica não fere o princípio da liberdade de crença ou ideais, pois a crítica não impede, não obstrui, o seu exercício. A crítica é apenas a manifestação de outra ideia, que circunstancialmente poderá ser em parte ou totalmente contrária. Ela é um puro ato de liberdade de pensamento. A análise de qualquer ideia ou crença são tão necessárias quanto a liberdade de a ter. Pensemos nisto!

Um comentário: