sexta-feira, 15 de abril de 2011

Santa Paula Valadão: Idolatria evangélica

Não bastasse a Ode ao Pr. Dilmo dos Santos, que aliás serviu bem aos propósitos da Assembléia de Deus do Brás, na figura do Pr. Samuel Ferreira (pois o Dilmo foi eleito deputado estadual da denominação), agora descobri um vídeo com a Ode à Ana Paula Valadão.
 Desde o ventre da tua mãe o Senhor te contemplou
Cada um dos teus dias escreveu com amor
Ana Paula, a menina, que um dia seria
A voz de Deus nesta nação

Ana, o Senhor te chamou
Ana, Ele te levantou
Nada pode te impedir
O Espírito de Deus está sobre ti

Cremos que há muito mais para se realizar
Haverá transformação aonde a sua voz chegar
Ana Paula, és ungida, foste escolhida
Como voz de Deus para as nações

Ana, o Senhor te chamou
Ana, Ele te levantou
Nada pode te impedir
O Espírito de Deus está sobre ti

Fizeste tua entrega, sem olhar pra trás
E por tudo o que foi preciso renunciar
No nome de Jesus
ESTA GERAÇÃO QUER TE HONRAR!
O mais triste de tudo é que são alunos do centro de formação de missionários e pastores do ministério Diante do Trono. Isso significa que não aprenderam (ou não lhes foi ensinado) nem o básico mais básico da doutrina cristã: que toda a honra e a glória pertence a Deus, não a homem ou mulher algum.
***
Vera Siqueira é corinthiana, mãe e blogueira. Junto com o Paulo Siqueira, organiza anualmente a Marcha pela Ética Cristã.
Texto e vídeo extraído do www.pulpitocristao.com

***
Nota do blogueiro Antognoni Misael:
Quando agente fala, fala, às vezes até sendo mal interpretado, ninguém acredita e pensa que é intriga da oposição, inveja, ou falta do que fazer. Mas diante dos fatos não há argumento, e tá aí um vídeo simples que representa o que pensa essa tal "geração" a respeito do reino de Deus. Não chamarei de idolatria pra não ser tão duro com os que curtem a Ana, mas chego bem perto. Isso é sabe o que?  Fanatismo! Mundanismo! Personalismo! Um dos comentário que me chamou atenção foi a de um católico quando viu o vídeo, ele disse: "se fosse Maria (mãe de Cristo), os evangélicos diriam que a música é uma idolatria". E ele tá certo, como é com a Ana (e pelo que li, ela até se passou por postar isso no blog dela), eles justificam que é apenas uma homenagem: "ESTA GERAÇÃO QUER TE HONRAR".
Só a Deus, honra e glória. (1 Cron 29, 10b-13)

6 comentários:

  1. Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. Rm 13:7

    Eu não acho pecado e nem errado! Honra é diferente de Glória. Não escuto Diante do Trono e nem conheço o intimidade desses jovens com a Ana Paula Valadão para julgá-los em sua intenções, mas vejo na letra da música uma simples homenagem que fizeram, semelhante a que dois noivos cantam em um casamento, ou que compomos para a nossa nação honrando as suas belezas e maravilhas. Se momentos particulares ou pedaços de terra podem ser honrados por que não pessoas queridas.
    Na verdade se eles estão longe de saber o verdadeiro reino de Deus, estamos ainda mais por julgá-los de fanáticos e mundanistas.

    Paulo no texto ainda completa: A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei. Rm 13:8

    Aquele que tem amor acima de tudo, cumpre a lei que é "honrar a quem se deve honrar" também.

    Então, a pergunta que faço é: quem de nós (músicos) nunca compôs uma música para honrar as características de uma determindade coisa? Ou, todas as músicas que fizemos na nossas vidas musicais foram sobre Deus?

    Quem não tiver esse "pecado" que atire a primeira pedra!


    Estou lançando a minha no chão...

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte com vc, bons argumentos. A análise da música que faço é fincada na personalização da Ana, algo que vem sendo preocupante no mundo evangélico, e não só com ela. Crentes que veneram "estrelas" e "estrelas" se comportam piores até que os astros do meui secular, tudo em nome de Deus.
    Já esperava esse versículo Rm 13.7. Pretexto fora de contexto, aí está ligado ao que se deve a uma autoridade, assim como um soldado deve honrar o seu coronel.
    Veja: "...apesar de tudo, ate muitos dos principais creram nele, mas nao o confessavam por causa dos fariseus, para nao serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a gloria dos homens do que a gloria de Deus."
    (Joao 12:41,42,43 )

    O sentido de hora à Deus precisa ser diferenciado com o de hora aos homens (honrar a Deus está ligado a adoração , santidade,oracao,fidelidade,retidao,justica,amor, honrar a homens é relacionado a elogios, posicoes, qualidades,imagem, reconhecimentos palpaveis, etc. Então , quanto a geração valadete, faz uma breve pesquisa nos fãs, blogueiros e seguidores do manto tronal do DT, eu digo com conhecimento de causa: esta geração precisa se livrar do culto ao homem... "Estrelas não se relacionam com humanos, foi isso que constatei quando a Ana esteve duas vezes em JP", precisa aprender muito sobre humildade, ou fugir dos frenéticos fãs!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Em linhas gerais Manoel, embora haja divergência entre nossos pensamentos, espero que a discussão gere reflexão em todos nós.
    Afinal, podemos estar vendo a mesmo coisa por ãngulos diferentes. Não tenho nada contra a Ana, mas não pretendo ser conivente com a banalização da música e adoração evangélica. (O mercado tá ditando tudo, não só a igreja, mas até aos tais "letivas" da música cristã. Acordemos e nos libertemos!!)

    ResponderExcluir
  5. por experiençia propia, vejo muito jovens loucos por DT, e pondo muita das vezes essas "estrelas" em primeiro lugar.

    fiquei preocupado quando fui a um show de DT, e vi que a real intençao do jovens ali reunidos, nao era cantar e louvar ao senhor, e sim ter um autografo ou foto com ana.

    ResponderExcluir