Enquanto trocava mensagens no twitter tive a grata surpresa de encontrar o querido Ed Motta indicando para os amantes do vinil o histórico LP De Vento em Popa do Grupo Vencedores Por Cristo de 1977. O apreço pelo álbum é realmente abrangente. Um disco que não coube apenas nas fronteiras cristãs, mas pela qualidade, conquistou até os ouvidos dos grandes mestres da música brasileira, dentre eles o Ed Motta.
Após trocarmos alguns twitters, indiquei nosso texto sobre o VPC - "Quando a brasilidade encontra a nossa música"; se você não leu e/ou não conhece o trabalho do VPC, é hora de mergulhar nas belas canções dessa geração abençoada.
WOW... Posso repostar no meu bloguinho essa materia?! Com os créditos, claro!
ResponderExcluirFiquei feliz com esse reconhecimento, principalmente vindo do Ed Motta, um "mente brilhante", como tbm é a desses "Vencedores por Cristo" que carregam a bandeira do cristianismo ativo a mais de 40 anos com musicas que vale apena relembrarmos tds os dias.
ResponderExcluirIndico o Programa Versão Brasileira - de 2ª a 6ª das 8 as 9 da noite na Vinha FM 91,9 - www.vinhafm.com - lá vc ouve tudo isso e muito mais da musica popular brasileira cristã.
Cara, quem é o Ed Motta? Veja bem, não estou aqui dizendo que o disco do VPC é ruim, pra quem gosta do estilo o disco é ótimo. Só acho que o Ed Motta não passa de um filhinho de papai, vagabundo e noiado, como ele mesmo diz "Eu não nasci pra trabalho", que perde tempo com tanta frescura que não tem credibilidade para ser referência pra ninguém. Falando nisso: CUIDADO COM SUAS REFERÊNCIAS. Quando for chamar alguém de mestre, principalmente quando o tema é MPB, procure alguém mais gabaritado, o TOM JOBIM seria uma boa opção, mas ficaria um pouco dífícil ele tuitar do além.
ResponderExcluirAnônimo,
ResponderExcluirSão comentários como este seu que me fazem ter a certeza de que tem muita gente vendo cabelo em pele de sapo. Se vc não curte Ed Motta pq ele não trabalha, td bem, vc tem suas razões, mas não deixa de ser uma crítica pobre, a pessoa e não a Arte. Crítica a pessoas qualquer um faz, mas falar da arte com gabarito são poucos...
Outra coisa, onde vc leu que chamei ele de MESTRE?? Viu visagem?
Outra coisa, Jobim não tem o disco do VPC nem o indicou, por isso não citei ele, entendeu???
Lamento. Muito arrogante e infundado esse seu comentário.
@antognoni22
Antognoni,
ResponderExcluirEm primeiro lugar, não convém confundir arrogância com divulgação da verdade dura e amarga. Segundo, o comentário foi postado num blog, até onde percebo de essência cristã, onde se busca de certa forma evidenciar as mazelas existentes dentro da igreja, e fora dela que tenham alguma correlação. A riqueza e valor de um blog com linhagem contundente e polêmico como este, se deve ao fato da concentração de manifestações e posicionamentos muitas vezes adversos, caso contrário, é mais prudente bloquear os comentários, e deixar apenas as transcrições que correspondam a linha de pensamento do blogueiro. Quando falei sobre suas referências, e a utilização da palavra MESTRE, não vi visagem e nem inventei. Em sua postagem vc assim escreveu: "conquistou até os ouvidos dos grandes mestres da música brasileira, dentre eles o Ed Motta". É impossível separar a arte, os talentos e os dons da pessoa que os detém. Como cristãos devemos valorizar mais a pessoa que seus dons ou talentos. Me mostre pelo menos uma citação bíblica em que o artista é pelo menos lembrado por sua arte, quanto mais citado como mestre de determinada arte. Mas vemos diversos homens de Deus lembrados e elogiados por sua fé, e exemplo de vida cristã. Vida cristã é plenitude e exemplo. Num blog cristão, acredito eu, não convém citar como referência uma pessoa que declara publica e notoriamente uma vida tortuosa, onde temos tão boas referências dentro do evangelho. Se vc aprecia tanto o trabalho do Ed, seja prudente e não o cite, afinal vc é um cristão, formador de opinião, e tem que ter mais cuidado com o que expressa (pense nos adolescentes que leem este blog). A minha critica foi realmente contundente e pobre na proporcionalidade do objeto da crítica. Ele realmente é um artista de qualidade técnica elevada, como tantos outros dentro e fora do evangelho, mas volto a dizer, não merece ser citado como referência num blog de essência verdadeiramente cristã.
Que Deus abençoe sua vida, seus pensamentos e sua arte de escrever, e que faça de você a Sua voz, para que vc proclame o que Ele realmente quer que seja dito. FELIZ 2012.
Mano, dons e talentos são dados por Deus a todos os homens independente de sua crença ou estado espiritual (Veja em Tiago 1.17). Reconheço q há uma linha tênue que tenta dividir o sagrado do secular, mas não sigo e aceito tal divisão. A vida cristã e a percepção da graça de Deus transcende nossos conceitos de mundo segmentado. A igreja e os pastores enculcaram isso na nossa cabeça e não nos ensinaram a liberdade cristã de lidar com os produtos culturais que nos envolvem. Em Fp 4.8 Paulo não nos conclama a procurar virtudes em crentes, mas a um saudável reconhecimento de que até os "defuntos na fé" podem nos ensinar algo de bom, puro, amável e de boa fama (seja na música, na ciência, na engenharia, na medicina, etc.). Chega de diabolização da arte em detrimento de outros segmentos comuns no nosso dia-dia!
ResponderExcluirEd Motta é um grande músico sim! Os grandes artistas brasileiros legitimaram isso pelo seu talento e conhecimento. Ao escrever esta matéria espero que muitos q tenham um bom gosto corram e vá ouvir o disco do VPC. Esta foi a conotação q Dei ao texto foi bem clara: “até um ímpio talentoso viu a excelência da obra do VPC”!!
Quanto a questão da palavra Mestre, entendi o q vc escreveu, e reconheço q n fui tão atento, mas que se fique claro que ao compará-lo aos outros mestres não falo de sua VIDA particular, mas ao seu talento, cuja fonte não há dúvidas, vem do Pai das Luzes!
A proposta do nosso blog não é apenas combater as heresias (como vc citou) mas de inserir uma visão liberta de muitos pecados inventados por líderes e igrejas.
Que Jesus seja o nosso ponto de encontro!Graça e paz e um 2012 repleto de bênçãos!
Quando um cara endeusa Jobim como um anônimo ali em cima, basta apenas likar uma notícia da Folha, em que Tom foi processado por uma cantora EVANGÉLICA por plágio.
ResponderExcluirhttp://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u13820.shtml