O HOMEM É INCAPAZ DE CRER NO EVANGELHO, POR ISSO TODOS OS SEUS ESFORÇOS NÃO PODEM SALVA-LO.
Na passagem de João 6.44, Jesus Cristo diz: “Ninguém pode vir a mim se o Pai que me enviou não o trouxer”. Isto não deixa qualquer espaço para o “livre-arbítrio”. E o Senhor Jesus passou a explicar como alguém é trazido pelo Pai: “Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim” (v. 45). A vontade humana, por si mesma, é incapaz de fazer qualquer coisa para vir a Cristo em busca de salvação. A própria mensagem do evangelho é ouvida em vão, a menos que o próprio Pai fale ao coração e traga a pessoa a Cristo.
De fato, sem a operação interna do Pai, os homens inclinam-se mais a odiar e perseguir ao Filho, do que a segui-Lo. Entretanto, quando o Pai mostra aos homens quão maravilhoso é seu Filho, àqueles a quem tem dado entendimento espiritual, eles são atraídos a Cristo. Essas pessoas já são “ovelhas” e conhecem a voz do pastor!
A INCREDULIDADE UNIVERSAL PROVA QUE O ''LIVRE ARBÍTRIO'' É FALSO.
Em João 16.8, Jesus afirma que o Espírito Santo viria “para convencer o mundo do pecado...” E no versículo seguinte, Ele explica que o pecado consiste no fato de que os homens “não creem em mim”. Ora, esse pecado de incredulidade não se acha na pele ou nos cabelos, mas na mente e na vontade. Todos os homens, sem exceção, são tão ignorantes do fato de sua culpa de incredulidade quanto ignoram o próprio Jesus Cristo. A culpa da incredulidade precisa ser-lhes revelada pelo Espírito Santo. Portanto, tudo quanto existe no homem, incluindo o “livre-arbítrio”, está condenado aos olhos de Deus, contribuindo apenas para aumentar a culpa acerca da qual ele é ignorante, enquanto Deus não a revelar. A totalidade das Escrituras proclama Cristo como o único meio de salvação. Todo aquele que estiver fora de Cristo está debaixo do poder de Satanás, do pecado, da morte e da ira divina. Somente Cristo pode resgatar os homens do reino de Satanás.
Não somos libertos por qualquer poder que em nós mesmos exista, mas tão-somente pela graça de Deus.
[LUTERO, Martinho; Nascido Escravo, 1525 - ''as Escrituras são como diversos exércitos que se opõem à ideia de que o homem tem um “livre-arbítrio'' - Publicação: Editora Fiel]
***
Fonte: Blog Único Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário