quinta-feira, 23 de maio de 2013

Papa Francisco ignora a Cruz e “cria” outro caminho para a Salvação

VATICAN-POPE-AUDIENCETexto Original: Papa Francisco: “Todos os que fazem o bem são redimidos, até os ateus”


O papa Francisco balançou algumas mentes religiosas e ateístas ao declarar que todos foram redimidos através de Jesus, incluindo ateus.


Durante sua homilia na Missa de quarta-feira (22) em Roma, ele enfatizou a importância de “fazer o bem” como um princípio que une toda a humanidade, e uma “cultura de encontro” para apoiar a paz.


Usando um texto do evangelho de Marcos, o papa explicou como os discípulos de Jesus ficaram desapontados quando alguém fora de seu grupo estava fazendo o bem, de acordo com relatório da rádio do Vaticano.


“Eles reclamam”, disse o papa em sua homilia, porque dizem: “Se ele não é um de nós, não pode fazer o bem. Se não é do nosso grupo, não pode fazer o bem.” E Jesus os corrige: “Não o proíbam, deixem-no fazer o bem”. Os discípulos, explica o papa, “eram um pouco intolerantes”, ensimesmados na ideia de possuírem a verdade, convictos de que “aqueles que não têm a verdade não podem fazer o bem”. Isso estava errado… Jesus amplia o horizonte. Segundo o papa, “a raiz da possibilidade de fazer o bem – que todos nós temos – é a criação”.


O papa Francisco disse ainda mais em seu sermão:


“O Senhor nos criou a sua imagem e semelhança, e todos somos imagem do Senhor, e ele faz o bem e nos deu a todos esse mandamento em nossos corações: façam o bem e não o mal. Todos”. “Mas, padre, isso não é católico! Ele não pode fazer o bem.” Sim, ele pode. O Senhor redimiu a nós todos, a todos, pelo sangue de Cristo: todos nós, não apenas católicos. Todos! “Padre… os ateus também? Mesmo os ateus?” Todos! Devemos encontrar-nos fazendo o bem uns aos outros. “Mas eu sou um ateu, padre. Eu não acredito…” “Faça o bem: nos encontraremos lá.”


Respondendo à homilia do líder da igreja católica romana, o padre James Martin, S.J. escreveu em um e-mail ao The Huffington Post:


“O papa Francisco diz, mais claro que nunca, que Cristo se ofereceu como um sacrifício por todos. Essa sempre foi uma crença cristã. Você pode ver Paulo dizendo isso na primeira carta a Timóteo, ao afirmar que Jesus deu-se a si mesmo como uma “redenção por todos”. No entanto, raramente você ouve isso ser dito por católicos com tanta força, e com tão evidente alegria. E nessa época de controvérsias religiosas, é um lembrete oportuno que Deus não pode ser confinado a nossas estreitas categorias.”


É claro, nem todos os cristãos acreditam que os não-crentes serão redimidos, e as palavras do papa podem rememorar as profundas divisões da reforma protestante sobre a crença na salvação pela graça, em oposto a salvação pelas obras.


O comentário do papa também atingiu um recorde no Reddit, onde já é a segunda notícia mais compartilhada.


Publicado originalmente no Huffington Post, Via Pavablog, tradução: Walter Cruz


***


Nota do Blogueiro: Quando digo que o Papa Francisco ignora a Cruz e “cria” outro caminho para a Salvação, estou apenas ratificando a crença do sumo pontífice que enfatiza: “Faça o bem: nos encontraremos lá.”


Jesus Cristo foi claro a respeito da vida eterna.


"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em Mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11:25-26)


Mateus 7:14 diz claramente: "E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem."


Lembre-se também que “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1Jo 5:12 BRP).


"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus" (João 3:18).


Quando o papa fala sobre fazer o bem, é bom lembrarmos que não há quem queira o bem (Rm 3:10) e quem o faça por mérito próprio, pois nossa justiça é como um trapo de imundície diante de Deus (Is 64:6), sendo assim nossas próprias ações de bondade jamais nos salvarão - elas devem ser fruto do Amor de Deus em nós. O que nos resta compreender sobre a bondade humana em atos sociais, morais e culturais, está apenas relacionado a Graça Comum de Deus, que ainda limita a maldade e rege a humanidade concedendo a ímpios determinadas dádivas para o convívio humano, contudo neste caso, tal graça não serve para salvação eterna. Esta apresenta-se taxativamente na Bíblia como só em Cristo Jesus!


***


Antognoni Misael, editor do AC.

6 comentários:

  1. Muito boa a sua análise Antognoni sobre a questão. Os católicos nunca compreenderam mesmo a doutrina bíblica da justificação através de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. É irmãos... parece q o Papa se esqueceu que "a todos qto O receberam, deus-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos q creem no Seu Nome"... O correto a afirmar seria: O Senhor redimiu a nós todos, a todos, pelo sangue de Cristo: todos nós, não apenas católicos. Todos! “Padre… os ateus também? Mesmo os ateus?” Todos! Devemos Aceitar a Cristo e seu Sacrifício na Cruz. “Mas eu sou um ateu, padre. Eu não acredito…” “Creia e aceite a Cristo: nos encontraremos lá.” Só por Jesus...Ele é o único caminho!!!somos salvos por Sua misericória!!!Será q é tão difícil entender o plano de Salvação???um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto! O argumento lógico dos textos muito bem colocado e correto, mas, por mais incrível que seja, o Francisco também tem razão! Porém, não serão colocações minhas que convencerão sobre isso, e nem as do Papa (é claro). Apanhei muito psicologicamente e espiritualmente para entender isso. De fato, a salvação não é só para judeus mas também para gregos. O quanto a salvação "evoluiu" em revelações desde Haadam (Adão em hebraico) até Yahoshua ou Yeshua com chamamos hoje Jesus? Só o Espírito de Deus pode revelar algo dessa natureza ao espírito do homem. Na lógica humana, e falsa hermeneuticamente muitas vezes, difícil é encontrar estas respostas. Paulo, acho que também apanhou muito, assim como eu. Se não por qual outro motivo escreveria o trecho que separamos como capítulo 2 da carta aos Romanos, e também outros da mesma carta e de outras. Certeza que "No em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus (padrão), segundo o meu evangelho" disse Paulo completando uma parte do seu discurso aos romanos, no capítulo 2 e verso 16.

    A proposta do Blog ARTE DE CHOCAR é ótima! Parabéns Toni! Quando posso acompanho suas publicações. O debate sempre é importante. Fortalece o discurso e enriquece as ideias.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom Antognoni. Mas consoante a sua própria explanação, embasado nos próprios textos que você expôs com contundência, posso dizer que a doutrina não salva; teologia não salva; o conhecer a Cristo com uma explanação a mais ou com dezenas a menos ou com elevado nível ou baixo nível de afinidade ou até com um erro aqui e um acréscimo ali não salva; religião não salva; catolicismo, protestantismo e outros "ismos" não salva; embasar-se em uma fórmula sistematizada, seja na hermenêutica ou com exegese ou qualquer outro estudo metódico não salva... E por aí vai...
    Temos que nos desprender deste invólucro religioso que tem no meio evangélico. Analisar salvação com critérios de heresias é religião querendo sobressair à outra religião. Vamos pregar a Cristo como ele se apresenta. Não cabe a nós julgarmos, mas sim falar a verdade de Cristo. Cristo resumiu tudo que fora ensinado entre séculos no amor. Este amor que não está em nossos lábios, mas talvez temos falado de teologias que derrubam teologias pra que, pensando nós, estejamos mais centrados nas expectativas celestiais tendo por finalidade estar no real centro de salvação.
    Não quero aqui dizer que o Papa falou certo, muito pelo contrário, acho que ele se equivocou em muitos pontos igualmente você contestou. Mas a salvação não pertence a nós, mas ao Pai. Porque o Papa não pode ser salvo com o pensamento tão “tosco”, conhecemo-nos o coração sincero do Papa? Claro que não. Mas Deus conhece. Cada pessoa vê Deus de uma forma diferente, refiro-me a maneira de enxergar como Ele deve ser. Você acha que Jó (que fazia sacrifícios pelos filhos) tinha a mesma concepção de Deus que Adão, o primeiro homem, ou que Abraão via Deus da mesma forma que Isaque seu filho que estava pra ser imolado, ou que João Batista tinha as exatas percepções de Deus que o profeta Oséias? Acho que não. Nem eu tenho o exato vislumbre de Deus que você tem, nem os irmãos Josival e Samuel que comentaram aqui. De certo modo a minha opinião parece diversa, e outros evangélicos que poderão ler o que eu estou escrevendo já vão achar que pela minha heresia não tenho salvação. Como é que tal evangélico vê Deus?!
    O coração sincero é o que Deus quer!
    Infelizmente temos heresias, o Papa tem mil, eu tenho três, tu tens duas, Josival tem menos uma e Samuel não teria nenhuma? Qual é a exata concepção de Deus para que sejamos salvos? Na nossa condição sabemos pouco de Deus, e um vê Ele de um jeito porque ele se revela de um modo e outro vê de outro jeito porque se revelou de outra forma. As nossas experiências particulares também desviam o nosso vislumbre do próprio oráculo (bíblia). Existem também infindas coisas que desviam o nosso entender sobre Ele. E tais coisas nos atrapalham como também podem nos ajudar (como a manifestação da natureza que nos remete a Ele). Mas como será Deus realmente pra que sejamos salvos. Só Ele dirá. Só Ele fará. Só Ele julgará. Vamos amar mais os católicos, pois muitos deles tem amados os evangélicos numa escala maior. E se alguns dos romanos têm amado mais (e o amor vem do Pai e se encerra nEle), não teriam estes mais porções de Deus do que nós?
    A salvação não é pelas obras, mas pensar que seja por elas nos condena? Ou faz com que a salvação nunca chegue a nós? O apóstolo Pedro pensava que a salvação era particularidade dos judeus, mas porque pensava assim estava perdido? E ele não foi formado por três anos com o maior doutor que já existiu (Jesus o Cristo), porque entendeu tão adverso do ensinado? Estaria perdido? Ou a salvação só veio quando Ele enxergou como os teólogos protestantes querem que seja pela sua sistematização minuciosa e categórica?
    Amai-vos meus irmãos, amai-vos!

    ResponderExcluir
  5. Abraço Manoel. Sua presença é sempre bem vinda, e suas colocações muito relevantes.

    Abç

    ResponderExcluir