quinta-feira, 28 de novembro de 2013

UMA PALAVRA AOS JOVENS CALVINISTAS QUE TEM ZOMBADO DE ARMINIANOS E PENTECOSTAIS NAS REDES SOCIAIS

pecados_virtudes_soberba


A Internet pode ser uma bênção, disso não tenho a menor dúvida, todavia, confesso que me impressiona o número de jovens que foram contaminados pelo "vírus da arrogância." fazendo da web um instrumento de divisão eclesiástica.


Pois bem, a força desse vírus é letal, mesmo porque, ele tem a capacidade de adoecer o coração do homem, fazendo-o pensar que é maior e melhor do que muita gente.


Nessa perspectiva tenho visto jovens desdenhando de pastores, líderes e missionários, desprezando-os publicamente demonstrando com isso que acreditam ser melhores do que estes. Se não bastasse isso, muitos destes, calvinistas de carterinha (sem contudo terem lido uma obra sequer de Calvino) em nome de uma espiritualidade falsa ridicularizam homens de Deus pelo fato destes não professarem a mesma corrente teológica. Para nossa vergonha já testemunhei garotos zombando de pastores arminianos ou pentecostais. Há pouco vi um menino ridicularizando o pastor Antônio Gilberto que com certeza é um dos maiores teólogos da Assembleia de Deus no Brasil.


Particularmente confesso que fico assustado com a forma autoritária com que alguns jovens se dirigem àqueles que pensam diferente nas Redes Sociais. Outro dia soube de uma caso de um rapaz que afrontou desrespeitosamente um dos mais capazes e saudáveis pastores brasileiros numa rede social. Noutra ocasião testemunhei um adolescente seminarista chamando a atenção de forma áspera e desrespeitosa homens e mulheres com idades para serem seus pais simplesmente porque pensavam diferente daquilo que ele acreditava ser correto. Há pouco soube de outro adolescente com pouquíssimo tempo de conversão, que ao ler sobre um fato ocorrido em uma Igreja bem conhecida no Brasil, exigiu do pastor explicações. Isso mesmo, o menino escreveu para o pastor, um experiente líder brasileiro exigindo respostas.


Prezado leitor, acho maravilhoso com que os jovens emitam suas opiniões. Eu vibro com isso! O meu coração se enche de alegria em observá-los servindo ao Senhor. Contudo, acho que alguns destes estão pisando na bola ao tratar desrespeitosamente àqueles que pensam diferente.


A WEB está lotada de meninos que são bênçãos na mão do Senhor e louvo a Deus por isso, todavia, neste vasto mundo virtual também encontramos um número significativo de jovens que nunca fizeram nada positivamente, mesmo porque, nem idade para isso tem. Todavia, foram contaminados velo vírus da arrogância tornando-se assim "Profetinhas da Internet".


O meu amigo, o pastor Juan de Paula com muita propriedade disse que alguns desses profetas virtuais nunca foram para um campo missionário, nunca plantaram uma igreja, nunca expulsaram demônios, nunca tiveram rebanho, nem tampouco lideraram um grupo pequeno no lar com 5, 6 pessoas e querem ser mestres virtuais.


Complicado isso não é verdade?


Isto posto, gostaria de dar algumas sugestões àqueles que desejam eliminar de seus corações esse pernicioso vírus:


1-) Você pode ser Calvinista, mas, isso não te dá o direito de zombar e ridicularizar Arminianos.


2-) Você pode não concordar com algumas práticas pentecostais, mas isso não te dá o direito de afrontar desrespeitosamente santos homens de Deus que acreditam e defendem o pentecostalismo.


3-) Você pode discordar do pensamento, da teologia, e da fé dos seus irmãos, sem contudo, permitir com que a sua discordância redunde em ataques "ad-hominem".


4) Lembre-se que as Escrituras ensinam que "A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda" Pv.16:18


Pense nisso!


Renato Vargens


***


Renato Vargens é pastor, escritor, tem visão calvinista, e escreve em seu blog pessoal.

6 comentários:

  1. Sei sim que existem vários exageros por parte dos jovens calvinistas, e que muitos deles nunca saíram para praticar o que tanto falam na web, entretanto, me lembro do jovem Davi quando desaforava o gigante Golias, após ele haver insultado tantas vezes o povo hebreu...
    Sei que um erro não justifica outro, mas, geralmente, antes do tema "calvinismo X arminianismo" estar com tanto destaque, nós (eu vivi isso), que expúnhamos nossa posição soteriologica éramos duramente hostilizados, com pregações inteiras em algumas igrejas, contra o calvismo, satanizando a doutrina calvinista, em situações onde toda uma congregação tratava com desprezo quem penasse de acordo com os "5 pontos", os pentecostais (alguns anos atrás) nunca esconderam o desprezo que tinham pela teologia reformada, e então, éramos acusados de frios, de não crer no poder de Deus, perdíamos "amigos", familiares se afastavam e os irmãos da igreja conversam com a gente sempre com o pé atrás, e por ai vai, até hoje eu sinto os resquícios disso que falei (minha família é pentecostal). Bom, mas não testemunho isso com ira, creio que tudo foi pra meu crescimento.
    Para então entender o que ocorre hoje, basta olhar para o que contei acima e pensar numa mola, a muito tempo reprimida, e então, com esse reavivamento contemporâneo, das Doutrinas da Graça, ocorreu que essa mola foi liberada, e uma mola libera se expande um tanto mais que seu estado normal de repouso, extrapolando muitas vezes seus limites até que se acomode. Muitas foram as piadinhas e hostilizações sofridas por parte, principalmente, dos pentecostais, para quem acreditava na soteriologia calvinista. Isso explica, mas não justifica, o comportamento de muitos calvinistas hoje. Eu creio ser de certa forma compreensível, mas sei que não é correto, talvez seja falta de sabedoria, por serem na maioria jovens, mas chegará o tempo que isso se equilibrará, se for da vontade de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Gostei!

    Faltou apenas o quinto item:

    5) Ler os itens 1,2,3 e 4 no mínimo 10 vezes por dia para não cometerem os mesmos erros... sempre.

    Podem escolher ou não. Afinal faz parte do Lívre Arbítrio.

    O menor.

    ResponderExcluir
  3. damiao azevedo da silva29 de novembro de 2013 às 06:37

    eu respeito qualquer corrente teologica que possa ser doferente daquela que acredito,nasci e me criei em uma igreja pentecostal,mas fui atraido pela doutrina reformada.Concordo que muitos calvinistas realmente sao soberbos e alguns desprezam os pentecostais,tbm nao quero justificar o erro e dizer que esta certo,nao,esta errado,nos temos que ama-los e pedir pra Deus ter misericórdia de suas vidas.Mas a questao é que muitos pentecostais quando descobrem que alguns que fazem parte do seu meio esta mudando o seu modo de pensar,aceitando a doutrina reformada,sao so proprios pentecostais ou arminianos que hostilizam essas pessoas.Senti na pele,pois fui expulso de algumas igrejas só pelo fato de ser reformado,os pastores nao queriam que os jovens chegasse perto de mim,eles nao deixava que eu tivesse algum contato com nenhuma liderança dentro da igreja e sempre que podiam desci a porrada na fé reformada em pleno pulpito,e toda igreja sabia que era pra mim,resumindo fui chamado de herege,louco,maluco,monstro,autista,as pessoas nem falava comigo na rua.Por isso que eu acho que tanto os arminiano como os calvinista devem rever seus conceitos quanto a tolerancia,quando eu falo sobre essas coisa que passei nao falo com magoa nao,falo pois sei que a intolerancia religiosa começa dentro da propria igreja.Onde vc nao pode discordar de nada e apenas aceitar tudo sem questionamentos.mas louvado seja Deus hj vejo que as coisas estao mudando a fé reformada esta sendo proclamada cada vez mais alto e em bom som.soli Deo glori

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, e não perco tempo discutindo o que não conseguirei consertar nos gritos. Penso da mesma forma: uma árvore se conhece pelos frutos, e esses preguiçosos, incoerentes, nem sequer saem de sua casa para evangelizar um perdido, pois é mais prático, dar uma de "conhecedor da Lei" e ficar apontando, do que sair ao campo junto do Espírito Santo, levando pecadores ao arrependimento. Quero ver teus frutos oh preguiçoso! Na verdade, eu não, quem vai querer ver os nossos frutos é o único q é digno de abrir o livro e somente ele vai separar os bodes das ovelhas!

    ResponderExcluir
  5. Mas o debate não suscita que vc acuse calvinistas de preguiçosos, não é?

    ResponderExcluir
  6. Não perde seu tempo discutindo mas o perde julgando! Já estou vendo seus frutos, irmão.

    ResponderExcluir