terça-feira, 21 de maio de 2013

Nossa Arte Cristã: CROMBIE

nossaarte"Nossa Arte Cristã" é um espaço criado para apreciação, divulgação e incentivo a arte cristã. Matérias, vídeos, poemas, músicas, e entrevistas são encontrados por aqui.


Estamos retomando com nossas sugestões. Portanto hoje apresentamos o trabalho do Grupo Crombie. Eles estão juntos desde 2006 e vem fazendo diferença dentro e fora dos muros da Igreja. Já lançaram dois discos: Por Enquanto (2008) e Casa Amarela (2011). Formado por Felipe, Filipe, Gabriel, Leonardo, Lucas e Paulo, o grupo revela um pouco de sua brasilidade, poesia e Graça de Deus.


Guidom (disco Por enquanto - 2008)


Eu sigo certo na contra-mão
do meu desejo equivocado
Passei no meio da confusão
andando sempre orientado


Eu não pedalo sozinho não
quem foi que disse que eu controlo meu guidom?
Quem me guia é quem me fez
e eu vivo um dia de cada vez
Que é pra eu não me perder
nem me equivocar no meu querer


Quem me guia é quem me fez
e eu vivo um dia de cada vez


Deixo pra trás
a vontade de desistir
Trago comigo
a esperança no porvir
e a força pra prosseguir



CONVÍVIO (Casa Amarela - 2011)


Eu me conheço mais
Olhando pra você eu vou
Descobrindo quem eu sou
E penso agora no que você vê


O que me diz de mim?
O que eu não reconheço sem você?
Eu não me enxergo bem
Se vivo a vida sem querer saber de mais ninguém


Pois não há bom proveito nos dias aqui
Quando o coração anda distante, triste, frio e sem amar
Em você eu tenho o que falta em mim
E descubro o que tenho de melhor pra lhe oferecer



Raiar do Sol (Casa Amarela - 2011)

O raiar do sol é recomeço
Clareando a esperança logo de manhã
Abre a janela, deixa o dia amanhecer você
Deixe o dia lhe mostrar...
O raiar do sol é recomeço
Clareando a esperança logo de manhã
Abre a janela, deixa o dia amanhecer você
Deixe o dia lhe mostrar o céu azul
A nuvem cheia vai passar
Tudo vai melhorar
Você vai se encontrar
Não perca tempo
Cante sem titubear

***

Arte de Chocar

5 comentários:

  1. Muito poético, artístico e tal. Mas afinal, cadê Cristo?, cadê o amor de Deus?, cadê o nome do Senhor Jesus? e cadê a honra e a glória do Senhor? Essas canções por mais que sejam bonitas não evangelizam e não dão honra direta e claramente ao Senhor. Não possui a identidade cristã, pois não transmite de forma clara e cristocêntrica a mensagem da cruz. A última canção "Raiar do Sol" parece um trecho de livro de auto-ajuda. Tem até uma pitada de humanismo e, bem sutilmente, uma pitada de confissão positiva. Sinceramente eu não gostei.

    ResponderExcluir
  2. Relmante não tem nome de Jesus. Não tem a Palavra mágica: Deus.

    Dá pra perceber que essa musicalidade não comporta um louvor tipo congregacional, música de típica de "adoração". A contribuição do Crombie jaz no campo da diversidade. São letras simples, melodias leve recheadas de princípio e fundamentos totalmente cristãos.

    Percebeu aonde está fundamentada "Guidom" e "convívio"? Quanto a Raiar o Sol, ela chega muito perto do Carpe Diem e das misericórias que se renovam a cada dia!

    Arte Cristã!

    Quanto ao gosto, sem problemas. Música tem disso mesmo.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Vítor Nobre Almeida Marinho28 de maio de 2013 às 11:31

    Excelente resposta Antognoni. É possível (e muito) músicas neste seguimento do Crombie falarem muito mais de Jesus e de sua mensagem do que muitas por aí, que apesar de trazer essas cinco letras "grafadas" em suas músicas, nada falam que tenha fundamentação teológica.

    Arte Cristã!

    Crombie, Palavrantiga, Tanlan, Jorge Camargo, João Alexandre, Stênio Március, Oficina G3 e tantos outros, nos mais variados estilos...

    ResponderExcluir
  4. Poderia compartilhar conosco quais tipos de músicas, na sua concepção são as mais indicadas para "evangelizar"? Músicas de artistas do meio gospel? Me diga qual amigo seu não-cristão escutaria um disco destes cantores que enchem as rádios "evangélicas" com jargões de um evangeliquês que anda cada dia mais longe do que Jesus disse e viveu, músicas com promessas baratas de vida fácil e de vitórias, como se Jesus não tivesse dito "que no mundo teremos aflições...". Ou ainda o próprio Paulo, que que escreveu Fp 4:13 "Tudo posso Naquele que me fortalece" mas as músicas atuais se esquecem do versículo anterior Fp 4:12 "Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade."

    ResponderExcluir
  5. Aqui vai algumas Sugestões boas para evangelização:

    https://www.youtube.com/watch?v=shUhkSIpNMg

    https://www.youtube.com/watch?v=Dh6X08VPKRE

    https://www.youtube.com/watch?v=4_GEkPsnV9w

    https://www.youtube.com/watch?v=4upoyP75IZo

    https://www.youtube.com/watch?v=r1UypVuxn2Y

    https://www.youtube.com/watch?v=uOfugYrto8Y

    ResponderExcluir