sexta-feira, 19 de julho de 2013

Igreja oferece perdão a quem acompanhar visita do papa pelas redes sociais #absurdo

VATICAN-POPE-AUDIENCEO Vaticano anunciou que fiéis católicos que acompanharem a Jornada Mundial da Juventude - que será realizada no Rio de Janeiro entre 23 e 28 de julho, com a presença do papa Francisco - receberão perdão de pecados, mesmo que sigam o evento pelas redes sociais.


Um decreto publicado no site do Vaticano pela chamada Penitenciária Apostólica, o órgão do Vaticano responsável delas decisões relacionadas ao perdão dos pecados, diz que os fieis "legitimamente impedidos" de ir ao Rio receberão "indulgências" se acompanharem o evento com "a devida devoção" pelas redes sociais - dentre elas o Twitter -, além da televisão e do rádio.


Além disso, o decreto prevê indulgências aos fiéis "verdadeiramente arrependidos" que participarem do evento e a aqueles que, "onde quer que estejam, durante a reunião" dediquem "orações fervorosas a Deus, concluindo com a oração oficial da Jornada Mundial da Juventude" e "invocações piedosas" a Nossa Senhora Aparecida.


As indulgências são perdões totais ou parciais da pena que o fiel terá que enfrentar por ter cometido seus pecados. Elas são geralmente concedidas pela Igreja às pessoas que realizarem determinadas tarefas, como orações ou obras de piedade, penitência ou caridade.



Twitter


No decreto, a Penitenciária Apostólica informa que a indulgência depende de uma confissão do fiéis e de seu comportamento, sendo "verdadeiramente penitente e contrito".


Em outras palavras, o pecador que espera diminuir seu tempo de purgatório apenas com alguns cliques de mouse irá se decepcionar.


"Você não pode obter o perdão como se tivesse comprando café de uma máquina", afirmou ao jornal Corriere della Sera o arcepisbo Claudio Maria Celli em comentário reproduzido pelo jornal britânico The Guardian.


A medida do Vaticano é mais um passo da Igreja no intuito de se aproximar de seus fiéis se aproveitando da popularidade das redes sociais, especialmente entre os mais jovens.


O papa João Bento 16 foi o primeiro pontífice católico a utilizar o Twitter para se comunicar com os católicos do mundo.


Apesar de sua renúncia não ter sido comunicada oficialmente por meio de um tuíte, a notícia da saída de um papa tomou conta do Twitter, gerando 1,5 milhão de comentários nas primeiras 36 horas, de acordo com a fundação Crimson Hexagon, que analisa o tráfego de Internet.


O papa Francisco costuma usar o Twitter para se comunicar com os seguidores em nove línguas e tem mais de 2,6 milhões de seguidores em inglês (@Pontifex).


O site oficial da Jornada Mundial da Juventude (http://rio2013.com/pt/) incentiva os participantes do evento a compartilharem as notícias do evento por meio do Facebook e Twitter, entre outras redes sociais.


[Fonte: Uol]


***


Nota do Blogueiro: Fala sério! Quando penso que a Igreja Católica Apostólica Romana está dando uma passo pra frente, a vejo andando milhas para trás. Que absurdo!!


Sem mais delongas, não vou repetir a síntese das 95 de Matinho Lutero, assim como não vou discutir o que os católicos mais fleumáticos chamam de tradição católica.


Vou apenas comentar o assunto baseado nas palavras do Filho de Deus... do próprio Deus!


1) A Igreja Católica Apostólica Romana não tem autoridade nenhuma de perdoar pecados. Medite em Marcos 2:


“Filho, estão perdoados os teus pecados”— disse Jesus ao paralítico que havia sido descido pelo telhado, com a ajuda de quatro amigos, até ficar deitado, amarrado em cordas no leito, bem diante Dele, na casa onde Ele estava ensinando e conversando sobre o Evangelho do Reino de Deus.


Mas os doutores da Lei arrazoavam em seus corações:


“Por que fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus?”


Note que até os fariseus sabiam desta Verdade, só Deus é quem pode perdoar nossos pecados, eles só não atentaram que Jesus era o próprio Deus, pois Ele mesmo disse, quem vê ao Pai vê a mim.


Pessoal, perdoar pecados é algo divino não somente porque só Deus pode perdoar pecados, mas também porque ninguém consegue perdoar pecados sem Deus.


2) Aos "legitimamente impedidos" de irem ao Encontro, rejeitem as indulgências. Deus habita em nós, não em lugares. Deus não é exclusivo do Papa.


Quem vê ao Papa não vê a Deus! Se você crê e recebeu Jesus como suficiente e único salvador, lembre-se que o Espírito Santo habita em você.


Se alguém perguntasse a Jesus sobre em que lugar se deveria adorar quanto ao evento da Jornada Mundial da Juventude Ele prontamente responderia que “nem lá, nem nas redes sociais, junto ao Papa, nem em lugar algum”, certamente diria o que falou a mulher samaritana quando foi perguntado sobre o mesmo teor: “importa que os adoradores o adorem em Espírito e em Verdade”! Não importa o lugar, nem com quem! Mas que seja de coração, com Ele, e para Ele! (leia esta passagem em João 4).


Que pena, a coleção de infelizes declarações sobre o Evangelho e sobre Deus continuam sendo a sina dos Papas do passado e do presente. E o futuro...

3 comentários:

  1. é até complicado falar de um assunto desse, pois achava que estava bem claro para os cristão que o perdão vem de cristo Jesus(DEUS). no entanto acho que essas atitudes só diminui o feito de jesus na cruz quer dizer, quer dizer isso seria impossível, mais são atitudes como essas que alimenta cada vez mais a religiosidade das pessoas.
    agora o que eu fico me perguntando é até quando as pessoas vão se submeter a esse cativeiro mental, até quando vão continuar absorvendo ideias sem pé nem cabeça.

    ResponderExcluir
  2. O DEUS que perdoa pecados no "virtual",pode não ser o mesmo DEUS que perdoa os pecados no "real", como pode haver perdão se não haverá em sua grande maioria arrependimento verdadeiro?

    ResponderExcluir
  3. "Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhe serão perdoados; aqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos" (Jo 20,22-23).

    ResponderExcluir