segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Conferência Off Line: "Cristo evidenciado entre nós"

off materiaA Conferência Off Line aconteceu nos dias 09, 10 e 11 de janeiro de 2014, na cidade de João Pessoa-PB. Idealizada por um grupo de bandas cristãs e amigos, a conferência tinha um objetivo central: evidenciar o EVANGELHO genuíno de Cristo. Para isso, foram distribuídos três temas contrapostos que atualmente têm confrontado e confundido as massas evangélica em relação as Verdades bíblicas de Cristo: 1) o “evangelho” midiático , 2) o “evangelho” gospel e, 3) o “evangelho” filosófico.


A Conferência recebeu o nome de “Off Line” por compreender que o mundo sempre está ON, em movimento, com pressa, sem tempo, e por conseguinte, indisponível para parar, pensar e refletir sobre o que está acontecendo ao seu redor. Portanto, entendendo que a massa evangélica está ON para as demandas do mundo, ela encontra-se na situação de desligada para as sérias Verdades a respeito de Deus. Era hora de ficar Off Line para as demandas da vida, parar um pouco e refletir sobre  o atual "Evangelho" pregado por falsos mestres da mídia, pelas canções dos artistas do gospel e pelos "sábios" teólogos.


O convite foi feito para que todos estivessem juntos conosco em “Off Line”, para pensarmos sobre os “Evangelhos de Hoje”, que por sinal, foi o tema desta primeira edição.


A Conferência teve o apoio da CRER (Comunidade Reformada Evangelho do Reino) , da Igreja Presbiteriana do Bairro dos Estados e também da Igreja Batista Nova Vida (Bessa), na pessoa do Pastor Heber, o qual nos cedeu o espaço para realização. A todos apoiadores, aí peço permissão aos organizadores Marco Telles, Araony, e todos os amigos envolvidos, o nosso agradecimento de coração!


As participações foram só com gente de casa - Paraíba. Benção de Deus!


Os preletores foram: Rennan Dias (IPBE); Marco Telles (CRER) e Gabriel (IPB). A entrevista exclusiva foi com o Pastor Jader Medeiros – Conexão IDE. Os musicais foram conduzidos por: Marco Telles, Bona Vide, Ahava, Prumo, Wellington Filho e o musical Eternamente.


Agora quero compartilhar minha alegria e gratidão nas observações que abaixo quero fazer.


1) Por ter sido organizada por músicos, amigos e famílias.


Ter encontrado bandas em João Pessoa preocupadas com a fidelidade doutrinária de nossas canções me fez revigorar o sentimento de esperança. Mais do que isso, me fez notar que, além de não estar sozinho neste barco, pude encontrar muitos jovens sedentos pelas Verdades de Jesus. Ah minha gente, vocês não imaginam o quanto meu coração ainda arde de alegria...


2) A Conferência Off Line, até tentou trazer alguém de fora (Sul, Sudeste).


Mas deu errado! A soberania de Deus aos poucos nos fez compreender que bastava. Já tínhamos a Sua Palavra disponível, tínhamos crentes comprometidos com a Verdade, tínhamos talentos musicais qualificados para a missão... queríamos o que mais?


o13) O público.


Lembro que umas duas vezes falei a Marco Telles, “pelo que vejo nas redes sociais, mano, vai dá gente!” E ele dizia, “será Misael?”. Estávamos na dependência de Deus, e no fim da conversa sempre saia: “poxa, estará conosco aqueles que Deus quiser separar para ouvir aquelas verdades”. E que alegria foi ver aquele templo lotadíssimo na quinta, sexta e sábado!! Gente de João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Mamanguape, Patos (hein Franksmark!?) e até de Recife!! Deus foi Glorificado!!


E quanto a você leitor que esteve conosco, que você possa ser mais um multiplicador das Verdades que aprendemos sobre Cristo e Seu Evangelho, seja na sua igreja local , seja no trabalho ou em qualquer outro lugar. Não sejamos omissos no Reino. Revelemos a beleza do Evangelho sem barganhas onde a presença de Cristo nos é suficiente!


4) A visível exaltação de Cristo pelo Evangelho da Cruz.


Nunca vi algo tão evidente como a exaltação de Cristo naquele meio. Não houve lugar para estrelismos de bandas, músicos, preletores. Quem foi esperando assistir apresentações, performances ou efeitos, de fato ouviu em todos os discursos a priorização do Evangelho de Cristo em detrimento da inaptidão espiritual de cada um de nós. Colocar Cristo no centro de nossas canções também não foi um favor feito a Deus, mas sim o ato de nos colocarmos em nosso lugar. Que cada palco e cada púlpito seja espaço para destruição de nossos egos e engradecimento de Cristo.


Ao chegar ao término de cada noite, nos corredores, nas ruas, o que se ouvia como comentário não dizia a respeito das particularidades dos preletores ou músicos, mas ouvia-se algo parecido como: “saí daquele local me sentindo ainda mais pecador, mais inútil”, como me falou meu amigo Josival Araújo.


Nas redes sociais algo como:


Nunca me senti tão nada, tão miserável, tão sujo, tão pecador, tão dependente de Deus e ao mesmo tempo feliz por me sentir assim! Nunca me senti tão bem em toda minha vida! Louvo a Deus pela vida de Marco e todos os envolvidos nesse projeto que me fez e creio que fez a todos tão bem, pude ver a graça de Deus sendo manifestada em cada hino entoado, a cada palestra! Ainda sem acreditar. Era pra ter todo mês essa conferência!


Registrou Ruthemberg Albuquerque, via face.


Outro registro:


gleorosspm


Gente, que Cristo seja exaltado em tudo e em todos!


5) A qualidade do repertório.


Vou nem comentar.


6) Humildade e cordialidade entre os músicos.


Quem vive no meio dos tais eventos do gospel sabe de inúmeras histórias de bastidores onde o ego e o orgulho regiam as condutas dos músicos. Mas, como foi belo ver o tratar dos músicos uns com os outros (um carregando o equipamento do outro – “Elias servindo a Jairo, Júnior me quebrando um galho”, até rimou....HEHEHE estilo Marco Telles!)


Como bem disse o Marco, quanta espiritualidade demonstrada em atos pudemos constatar naqueles dias.


7) A equipe de apoio.


Falar nomes é sempre complicado, mas é preciso ser grato. As irmãs da cantina, aquelas que ficavam na porta (que não sei o nome), a Monique, que conduziu a Conferência com uma tranquilidade e competência indiscutíveis, o César Costa (do Livres DT) que não largou o projetor, ao Kléber Conserva, que conservou a qualidade do som sempre em alto nível, e a todos que trabalharam nos bastidores, invisíveis para alguns, mas plenamente notados por Deus.


Gente, concluo transmitindo a minha gratidão a Deus por tudo que ouvi e aprendi com os irmãos, preletores, bandas. “Os Evangelhos de Hoje”, além de desmascarar os falsos ensinos a respeito de Cristo, nos conduziu a momentos de extremo louvor e perceptividade em relação ao grande Amor, Bondade, Justiça e Graça de Deus!


Se você esteve na conferência, deixe sua avaliação abaixo, compartilhe seu aprendizado, conte sua experiência, e/ou deixe sua sugestão para a próxima edição 2015.


Soli Deo Gloria.


[Em breve estaremos postando vídeos e resumos de cada noite, aguardem]


A cobertura do evento você confere no site da Conexão Gospel PB.


***


Antognoni Misael.

5 comentários:

  1. Eu fiquei muito feliz com tudo o que aconteceu, mas o que achei maravilhoso foi que a galera estava lá pra ouvir as pregações MESMO! O resto foi um monte de cereja no topo do bolo. Deus sabe surpreender de verdade. :D

    ResponderExcluir
  2. É, de fato, gratificante e honroso ouvir tantos comentários acerca da relevância da conferência. Ouvir VÁRIAS pessoas dizendo nos corredores da igreja, nas saídas de volta pra casa que estavam se sentindo um nada, foi demais! Isso é sinal que Cristo foi exposto pois, quando olhamos para Ele, obrigatoriamente essa sentimento nos invade!

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei...
    Não gostei da quantidade de músicas, por mim seria umas 100;
    Não gostei da quantidade de pregações, naquele "nível" era pra montar barraca e amanhecer o dia escutando;
    Não gostei do Bona Vide ter encerrado antes da meia noite;
    Não gostei porque já acabou a conferência...
    #prontofalei #soudocontra #teviracomquemnaovaientenderocomentario #gostodehashtagenormes

    ResponderExcluir
  4. Aqueles que buscam o Caminho, a Verdade e a Vida sentem falta de ouvir o evangelho genuíno. Gostaria que aqui em Belo Horizonte houvesse algo como a Conferência Off Line, pessoas que buscam somente agradar o coração de Deus. Vivendo o maior mandamento.

    ResponderExcluir