terça-feira, 11 de março de 2014

A CULPA DO DEUS (que não existe?)


Aos que crêem em um arquiteto da existência humana, acredita-se que Ele legou à humanidade as condições de existência e viabilizou todos os detalhes para a vida aqui, como: água, comida, terra e espaço físico.

Então, o homem , cujo Thomas Hobbes fez uma leitura interessante ao afirmar que ele é " o lobo do próprio homem" ao utilizar-se de sua maldade nata (e, diga-se de passagem, que nunca entrou em processo evolutivo para bondade, pois continua sendo o mesmo homem pervertido, egoísta e ganancioso) iniciou o processo de apropriação de terra, bens e pessoas, historicizando pequenos e grandes eventos cujo poder e dominação dramatizam nossa existência.


Daí alguns incautos, esquecendo-se que são parte do problema da humanidade, e como um ato de intelectualidade, apontam para a inexistência de um criador por estes não verem intervenções sobrenaturais nos processos de injustiça na humanidade. Ou se caso ele existisse, seria o CULPADO DISSO TUDO! Sabe aquele argumento batido e ultrapassado pra falar da África? - Pura demonstração de que ao se conjecturar sobre justiça divina/injustiça humana ainda encontra-se no velho "mobrá".


A lógica se faz assim:


Homem mata = culpa de Deus;
Políticos roubam = culpa de Deus;
Líderes de nações subjugam povos = culpa de Deus;
Homens se omitem a dividir suas posses com o mais necessitado = culpa de Deus.


Será que vc já viu algum menino despido e com fome em alguma calçada? Não dividiu o pão nem o guarda-roupa? - Já sei, "culpa de Deus'!


Culpa de Deus, culpa de Deus...


Como bem disse Winston Churchill, “Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com o que damos”. Por isso, quem sabe o braço de socorro de Deus que muitos esperam, não é parte do seu próprio braço.


"Por que, pois, se queixa o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus próprios pecados." Lamentações 3.39


O mais bacana disso tudo é que, ante a tamanha injustiça, protagonizada pelo próprio homem, o projetor entrará em cena, um dia, daí surgirá uma escuridão aos impiedosos, a medida que ressoará uma bela frase:


" Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" Mt 5.6.


***


Antognoni Misael.

2 comentários: